Até a próxima sexta-feira (9/02/24), as temperaturas devem permanecer altas em Santa Catarina devido à massa de ar quente que atua sobre o estado. A informação foi divulgada pelos meteorologistas Nicolle Reis e Caio Guerra, da Epagri/Ciram.
O primeiro dia desta onda de calor já pôde ser sentido nesta segunda-feira (5) em Blumenau. A temperatura máxima chegou a 32,5°C até às 15h, com sensação térmica de 36,5°C. Segundo o órgão estadual, na terça e quarta-feira (7 e 8) há possibilidade de atingir 38°C no Vale do Itajaí.
Os dias devem amanhecer abafados, e as temperaturas aumentam rapidamente, com máximas entre 32 e 35°C em praticamente todas as regiões. No entanto, os dias serão mais quentes no Grande Oeste, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina, onde os termômetros podem marcar 40°C.
A população de Itapiranga, que fica naquela região, já sentiu o calor intenso deste início de fevereiro. No último sábado (3), a temperatura chegou a 41,4°C.
Nas horas mais quentes do dia, há risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite a exposição solar nas horas mais quentes do dia.
Como em toda previsão do tempo, existe o risco de erro, portanto, a precisão nunca será de 100%. No entanto, é importante seguir as dicas para prevenir problemas de saúde.