Nesta terça-feira (8/03/22), a Polícia Militar (PM) de Blumenau, que possui um convênio com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), realizou uma ação em todos os Terminais Urbanos da cidade em alusão ao Dia da Mulher. Na ocasião, alguns ostensivos da PM parabenizaram as mulheres pela data e fizeram a entrega de folders para divulgar o programa Rede Catarina de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência.
Ao todo, cerca de 250 cidadãs foram contempladas com a ação que aconteceu das 8h às 12h. Para Vitória Mattos Malassise, coordenadora da Rede Catarina em Blumenau, essa foi uma importante ação para a divulgação dos trabalhos e ferramentas oferecidas pela Rede Catarina.
“Além de parabenizar as mulheres por esse dia mais do que especial, nosso trabalho hoje teve um importante objetivo de disseminar informações sobre o Programa Rede Catarina. Infelizmente os números de violência contra a mulher crescem a cada ano, por isso a Polícia Militar conta com uma equipe especializada em atender as vítimas que já possuem medidas protetivas ou sofreram violência doméstica recentemente. Toda essa estrutura nos permite dar os devidos encaminhamentos e assistências aos casos de violência que chegam até nós” ressalta Vitória.
Se você mulher é uma vítima ou conhece mulheres em situação de risco, denuncie! Não deixe de registrar o boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção à Mulher, Criança e Adolescente (DPCAMI). Você também pode fazer uma denúncia anônima no Disque 100 ou pelo Disque Denúncia no telefone 180. Para entrar em contato com a Rede Catarina, encaminhe o seu relato para o e-mail 10bpmredecatarina@pm.sc.gov.br
Policiamento ostensivo nos Terminais Urbanos
O convênio entre a Polícia Militar e a Seterb, que foi assinado no dia 17 de fevereiro, reforça o policiamento em todos os Terminais Urbanos de Blumenau. O objetivo principal do convênio é a manutenção dos serviços de policiamento ostensivo, executando rondas periódicas e o atendimento de ocorrências em todos os terminais de Blumenau.
O termo de cooperação entre a Seterb e a PM tem validade de um ano, podendo ser prorrogado sucessivamente. Com o convênio, além de garantir o policiamento nos terminais com rondas ostensivas direcionadas, a polícia fará o treinamento e orientação das equipes de apoio e contará com o suporte da central de videomonitoramento para os terminais.
Por Eduarda Loregian, da SECOM/BNU