Texto: Lucas Paraizo
Coxinha, pão com bolinho, pastel, frango a passarinho, aipim frito, bolinho de bacalhau e tantos outros pratos tão típicos nos botecos do Brasil, tanto em versões clássicas quanto em releituras gourmet, fizeram sucesso com os blumenauenses entre os dias 10 e 13 de dezembro. Foi a terceira edição do Festival de Botecos, que durante os quatro dias de evento serviu cerca de nove mil pratos, acompanhados de aproximadamente 9,4 mil litros de cerveja.
Entre os pratos favoritos dos cerca de 10 mil visitantes que passaram pelo Festival estão os tradicionais mini pasteis, frango à passarinho e aipim com linguiça, além de novidades como o pão com bolinho gourmet ou o risoto de linguiça Blumenau. “A média de consumo foi perto de um litro de cerveja e uma porção por visitante, o que são números extremamente positivos”, ressalta o diretor da Sol Feiras e Eventos, Norberto Mette.
Para aprimorar o evento para as próximas edições através da reação do público, a organização realizou uma pesquisa de satisfação durante o Festival. Ao todo, cerca de 400 visitantes foram entrevistados em quatro dimensões: estrutura, botecos, consumo e experiência. O resultado apontou índices de satisfação acima de 90%. A pesquisa foi realizada com o auxílio do aplicativo “Controle”, criado pela Intelligix, start up blumenauense incubada no Instituto Gene. Em relação aos valores cobrados pelos botecos, o índice de satisfação ficou acima de 60%. A próxima edição do Festival de Botecos já tem data marcada: dias 7, 8 e 9 de maio de 2015, na Vila Germânica.