Terça-feira (21/11) com tempo firme, sol e calor em Blumenau

Confira qual o nível do Rio Itajaí-Açu, as temperaturas de hoje, a umidade relativa do ar e a previsão do tempo para os próximos dias.

Praça Estação Unifique, ao lado da Prefeitura de Blumenau | Foto: Nikolas Jensen [OBlumenauense]

O ar mais seco e quente mantém o tempo firme em Blumenau nesta terça-feira (21/11/23). No decorrer do dia, predomínio de sol entre nuvens, temperatura em elevação e tarde bastante abafada, com previsão da temperatura máxima chegar a 32°C.

Na atualização do AlertaBlu das 8h, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 22,9°C, com sensação térmica de 23,5°C. Já a temperatura mínima oficial do município foi registrada às 5h, quando fez 19,1°C. O rio Itajaí-Açu está com 5,20 m e a umidade relativa do ar em 75,8%. A previsão indica vento fraco de oeste/noroeste, passando a leste/nordeste.

Quarta-feira (22)

O dia começa com tempo firme, aberturas de sol e variação de nuvens. A temperatura se eleva rapidamente e a tarde fica bastante abafada. A mínima deve ficar em torno de 23°C e máxima de 32°C.

A partir tarde, áreas de instabilidade, formadas pela atuação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão), pelo calor e alta umidade, favorecem a condição para pancadas de chuva com trovoadas. Há risco para temporais isolados, com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento forte e chuva intensa em curto espaço de tempo. Vento fraco de noroeste, passando a sudeste/leste.

Quinta-feira (23)

O tempo segue instável. No início da manhã ocorrem algumas aberturas de sol em meio à presença e variação de nuvens. Mas a partir do final da manhã, passam a ocorrer pancadas de chuva com trovoadas devido a atuação de cavados, fluxo de ar quente e úmido de baixos níveis e uma frente fria que avança pelo litoral de Santa Catarina.

Há risco para temporais isolados, com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento forte e chuva intensa em curto espaço de tempo. A temperatura mínima deve ficar em torno de 23°C e a máxima de 29°C, com vento fraco de direção variável.

Sexta-feira e sábado (24 e 25)

Na sexta-feira, a atuação de cavados e a circulação marítima ainda mantém a condição de chuva fraca e isolada de forma intermitente, sobretudo na madrugada e manhã. No sábado, o transporte de umidade do mar para o continente mantém a presença de muitas nuvens e traz condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia, ocorrendo de forma alternada a períodos de melhoria. A presença da maior nebulosidade mantém a temperatura mais amena neste período.

Fonte: AlertaBlu