No decorrer da manhã desta terça-feira (19/12/23), a nebulosidade diminui gradualmente e o sol aparece em meio à variação de nuvens, auxiliando na elevação da temperatura e aumentando a sensação de calor e abafamento. A partir do final da tarde, há condição para chuva fraca e isolada devido a presença da circulação marítima.
Na atualização do AlertaBlu das 9h, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 25,8°C, com sensação térmica de 26,9°C e previsão de não passar dos 31°C. Já a temperatura mínima oficial do município foi registrada às 5h, quando fez 23,1°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,25 metro e a umidade relativa do ar em 67,8%. A previsão indica vento fraco de quadrante leste.
Quarta-feira (20)
Não há previsão de grandes mudanças nas condições do tempo. Ao longo do dia, o sol predomina em meio a variação de nuvens e favorece a rápida elevação da temperatura, condição que aumenta a sensação de calor e abafamento.
Nos extremos do dia, a atuação da circulação marítima favorece a condição para chuva fraca e isolada. A previsão indica temperatura mínima próxima de 22°C e a máxima deve ficar em torno de 30°C. Vento fraco de quadrante leste.
Quinta-feira (21)
Ao longo do dia o sol aparece em meio a presença e variação de nebulosidade, a temperatura se eleva e faz calor à tarde. No entanto, o transporte de umidade do mar direcionado para a região do Médio Vale, favorece a ocorrência de chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. De acordo com o AlertaBlu, a temperatura mínima prevista deve ficar próxima de 21°C, e a máxima de 31°C. Vento fraco de quadrante leste.
Sexta-feira (22)
Mais um dia de sol e muito calor, com previsão da temperatura chegar próxima de 34°C. Mas entre tarde e noite, a presença de áreas alongadas de baixa pressão juntamente com o calor e a alta umidade favorecem a condição para pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas.
Sábado (23)
Sol e calor durante todo o dia em Blumenau. A partir do período da tarde, há condição para pancadas de chuva com trovoadas, devido à presença de perturbações na atmosfera.
Fonte: AlertaBlu