O forte temporal que atingiu Blumenau na noite desta quarta-feira (12/02/25) causou alagamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade, com impacto maior na região norte. As estações do AlertaBlu que registraram os maiores acumulados de chuva foram a Itoupavazinha com 130 mm, seguida por Tatutiba (116,6 mm) e Itoupava Central (104,6 mm).
No bairro Itoupava Central, uma enxurrada seguida de deslizamento de terra atingiu duas residências na Rua Eldrita Krueger. Apesar dos danos materiais, não houve feridos. A primeira casa afetada pertence a um casal de idosos, um homem de 80 anos e uma mulher de 75 anos. O imóvel sofreu alagamento e foi atingido pelo deslizamento na parte dos fundos e no muro. A segunda residência, localizada logo abaixo, também foi danificada, com impacto na estrutura da casa e nos muros.
Durante o resgate, um coelho que ao idoso foi arrastado pela enxurrada até a casa vizinha, mas foi recuperado pelas equipes de resgate. As autoridades orientaram as famílias a deixarem suas casas até que a Defesa Civil realize uma vistoria técnica para avaliar a segurança dos imóveis. O casal de idosos foi encaminhado para a residência de familiares.
![](https://controle.oblumenauense.com.br/wp-content/uploads/2025/02/alagamento_R-Franz-Volles_BNU_13-02-25.jpg)
Além desse caso, diversas ruas da cidade registraram alagamentos. Na Rua Franz Volles, próximo ao aeroporto, a água comprometeu a circulação de veículos. A Rua Guilherme Scharf, no bairro Itoupavazinha, ficou alagada no trecho em frente ao Clube Esportivo Recreativo Nova Aurora e à Associação Atlética Cultural Altona. As ruas Selma Volles e Alex Borchardt também foram afetadas.
![](https://controle.oblumenauense.com.br/wp-content/uploads/2025/02/alagamento_R-Guilherme-Scharf_BNU_13-02-25_01.jpg)
Ao todo, foram registradas 14 ocorrências relacionadas ao temporal. Houve três alagamentos em residências, um alagamento em via pública, um caso de enxurrada em via pública e uma análise de risco para corte e poda de árvore. Além disso, foram registrados três deslizamentos (em terreno, com queda de muro e atingindo uma residência), três ocorrências de vendaval em residências, uma em empresa e outra com queda de árvore.
As equipes de emergência seguem monitorando a situação na cidade, especialmente nas regiões que registraram os maiores volumes de chuva. A Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite áreas alagadas e fique atenta aos alertas meteorológicos.
Acumulados de chuva em Blumenau até às 23h
- Itoupavazinha – 130 mm
- Tatutiba – 116,6 mm
- Itoupava Central – 104,6 mm
- Vila Itoupava – 63 mm
- Nova Esperança – 42,6 mm
- Vorstadt – 18 mm
- Passo Manso – 27,4 mm
- Coripós – 25 mm
- Parque Ramiro Ruediger – 25,6 mm
- Velha Grande – 14 mm
- Ponte Adolfo Konder – 13,8 mm
- Fidelis – 30 mm
- Araranguá – 6 mm
- Glória – 5,2 mm
- Jordão – 5,6 mm
- Nova Rússia – 5 mm