Temporal deixa mais de 10 mil imóveis sem energia elétrica no Vale do Itajaí

Em Blumenau, a Defesa Civil registrou diversas quedas de árvores.

O temporal com ventos na noite desta quinta-feira (23/05/24) no Vale do Itajaí ocasionou o desligamento de aproximadamente 10 mil unidades consumidoras de energia elétrica. A informação foi confirmada pelo gerente regional da Celesc, João Marcos Ribeiro. Ele acredita que o pico foi entre a meia-noite e 1h de sexta-feira (24), mas lembrou que muitas pessoas já estavam dormindo e não sentiram o problema.

Por volta das 8h30, segundo o painel da Celesc, a situação já estava mais controlada. Em Blumenau, o abastecimento já tinha sido restabelecido para praticamente todas as unidades, com apenas 27 ainda sem eletricidade no bairro Itoupavazinha. Na região, Pomerode era a cidade mais afetada, com 3.486 imóveis sem luz. As outras cidades da regional eram Massaranduba (599), Indaial (386), Brusque (9) e Rio dos Cedros (3).

O temporal causou diversas ocorrências em Blumenau. Na Rua Arnoldo Prim, no bairro Água Verde, houve a queda de uma árvore em via pública. Na Rua Liberato Januário, no bairro Ponta Aguda, registrou-se a queda parcial de um muro.

Outra árvore caiu sobre uma residência na Rua Dr. Hugo Gensch,  também no bairro Água Verde. Na Rua Euclides da Cunha, no bairro Velha, há risco de queda de árvores (palmitos). Além disso, uma árvore caiu sobre uma garagem na Rua Rudolfo Kienen, no bairro Testo Salto.

Segundo o AlertaBlu, as áreas mais intensas de chuva associadas à passagem da frente fria sobre Santa Catarina já se afastaram do Vale do Itajaí. Ainda há condição para chuva fraca e isolada. No final do dia, uma massa de ar seco e frio avança sobre o estado, favorecendo o declínio acentuado da temperatura.