
O temporal com fortes pancadas de chuva, ventania e descargas elétricas, que caiu no final da tarde deste sábado (20/02/16), acabou alagando alguns pontos da cidade. Foi o caso da Rua São Paulo, próximo a praça Fritz Müller, o Trevo do Celeiro do Vale, Rua dos Caçadores (Velha) em frente da Casa Velha Lanches, Rua Antônio da Veiga (altura da Rua Joinville), Rua Almirante Barroso, entre outros.
A região norte de Blumenau foi uma das mais atingidas. As estações do AlertaBlu que registraram o maior volume de chuva entre às 18h e 19h, foram as da Itoupavazinha (73mm), Itoupava Central (72,6 mm), Velha Central (63,3 mm) e Velha Grande (60,8 mm).
A Defesa Civil de Blumenau registrou 20 ocorrências de maior vulto, em destaque três residências, a Associação de Moradores do Loteamento Primavera e o Clube de Caça e Tiro Velha Central. Foram destelhamentos de casas, quedas de muro e deslizamentos de terra.
Com um volume de chuva tão grande, os rios e ribeirões transbordaram rapidamente. Foi o caso do Ribeirão da Velha, que alagou várias ruas da cidade. Segundo Evandro Nardelli Müller, morador do final da Rua Gustavo Benner, a água subiu rápido, estava com correnteza forte e por 10cm não inundou o porão da casa do sogro. “Desde 2012 jamais vi o Ribeirão passar tanto sobre o terreno”, completou.
Evandro acredita que as obras do prolongamento da Rua Humberto de Campos tiveram influência direta nesse aumento, na região dele. Sua esposa, Lili Müller completou “Senti muito medo hoje. Vimos pequenas árvores sendo arrancadas do nosso terreno e outras grandes passando na correnteza do Ribeirão”.
Outra foto mostra a água do Ribeirão da Velha encostando na ponte da Rua Alberto Stein, ao lado do Parque Ramiro Ruediger. A foto foi tirada pela nossa colaboradora Susana Bartira.


De acordo com o AlertaBlu, a temperatura nesta tarde sufocante chegou aos 36,3°C por volta das 13h, registrados no Parque Ramiro Ruediger. Mas a sensação térmica foi muito maior. Toda a região do Vale do Itajaí foi atingida pela temporal, característico do verão.











