Neste momento (9h47min), a temperatura em Blumenau é de 14,6°C; com previsão de não passar dos 19°C nesta quarta-feira (1/08/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 11°C. O rio Itajaí-Açu está com 82 cm e a umidade relativa do ar em 76,3%.
O sistema de alta pressão avançou um pouco mais em direção a Santa Catarina e fez o frio ganhar intensidade no inicio do dia. Depois, o tempo permanece seco e o sol aparece entre nuvens. Aos poucos a temperatura se eleva e diminui a sensação de frio. Ventos fracos a moderados soprando preferencialmente de sudeste.
Santa Catarina – Nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. Maior presença de nuvens no norte do Estado. Temperatura baixa, com máximas abaixo de 20°C na maior parte do Estado. Vento leste a nordeste no interior, e de sul a sudeste no litoral, fraco a moderado. Sistema de alta pressão (massa de ar frio) em deslocamento do Sul do Brasil para o oceano, e corrente de jato.
Quinta-feira (2)
Blumenau – Um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da atmosfera e a circulação marítima em superfície deixam o tempo instável. Ao longo do dia, o céu fica nublado, ocorrem poucas e curtas aberturas de sol e há condição para chuva fraca e isolada à noite. Faz frio ao amanhecer, com mínima entre 10 e 12°C e à tarde a máxima oscila entre 18 e 20°C. Ventos fracos soprando predominantemente de sudeste.
Santa Catarina – Predomínio de sol, com nevoeiros ao amanhecer e aumento de nuvens a partir da tarde no norte do Estado. Temperatura em elevação, com vento leste no litoral, e de leste a nordeste no interior, fraco a moderado. Sistema de alta pressão com centro no oceano e corrente de jato influenciando o Estado.
Sexta-feira (3)
Blumenau – O sistema de alta pressão posicionado a leste, favorece o deslocamento de umidade do mar para o Vale do Itajaí, juntamente de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera mantém o tempo instável. O céu fica encoberto e períodos de melhoria se alternam com chuva isolada a qualquer momento do dia. Devido a maior cobertura de nuvens o frio perde um pouco de intensidade, com mínima que varia entre 15 e 17°C e máxima entre 18 e 20°C.
Santa Catarina – Na Grande Florianópolis e norte, chuva isolada principalmente pela manhã e à noite, com aberturas de sol à tarde. Sol com muitas nuvens do oeste ao sul do Estado. Nevoeiros e nuvens baixas ao amanhecer na maioria das regiões. Temperatura em elevação principalmente no oeste e sul, com vento leste a nordeste, fraco a moderado, favorecendo o transporte de umidade do mar.
Sábado (4)
Blumenau – A combinação entre perturbações em níveis baixos e médios da atmosfera e a circulação marítima mantém o tempo instável no fim de semana. No sábado, o céu fica encoberto e períodos de melhoria se alternam com chuva isolada a qualquer momento. A grande cobertura de nuvens garante dias com pouca amplitude térmica, com mínima entre 15 e 17°C e a máxima varia de 19 a 20°C.
Santa Catarina – Sol com aumento de nuvens em todas as regiões. No Litoral Norte, chance de chuva fraca no início e final do dia. Temperatura com pouca variação em relação ao dia anterior, com vento leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte (favorecendo o transporte de umidade do mar), e de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Domingo (5)
Blumenau – A condição para chuva diminui um pouco e ocorre principalmente durante a madrugada e inicio da manhã e, posteriormente, entre o final da tarde e a noite. A temperatura mínima deve ficar entre 15 e 17°C e a máxima varia de 19 a 20°C.
Santa Catarina – Tempo encoberto em todas as regiões, com chuva no Litoral e temperatura em ligeiro declínio. Vento leste na Grande Florianópolis e Litoral Norte (favorecendo o transporte de umidade do mar), e de nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Tendência para SC, entre 6 a 15 de agosto de 2018
Tempo instável com chuva no início entre os dias 10 e 11, devido a baixas pressões no Sul do Brasil. De modo geral, o período será marcado por chuva mais significativa principalmente no leste do Estado, e sem atuação de massas de ar frio.
Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram