Tempo instável com condições para pancadas de chuva e trovoadas a tarde

Foto: Marcos Fernandes | Cinegrafista do SBT SCC
Foto: Marcos Fernandes

 

Neste momento (8h29min) a temperatura em Blumenau é  de 26,3°C com previsão de chegar aos 34°C na tarde desta segunda-feira (19/03/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 24,9°C. O rio Itajaí está com 1,15m e a umidade relativa do ar em 85%.

Tempo instável com variação de nuvens na manhã e condições para pancadas de chuva com trovoadas a partir do meio da tarde, devido ao avanço de uma frente fria pelo mar que atua em SC associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente. HÁ RISCO DE TEMPORAL, com descargas elétricas e rajadas fortes e momentâneas de vento.Vento de norte/noroeste passando para sudeste/nordeste com intensidade fraca e com rajadas mais intensas associadas às pancadas de chuva.

Santa Catarina – Pancadas de chuva com trovoada a partir da manhã do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí, e a partir da tarde nas demais regiões. Risco de temporais localizados com rajadas fortes de vento e granizo. Temperatura elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no final do dia. Vento noroeste, passando a sudoeste no final do dia, fraco a moderado com rajadas e passagem de frente fria.

 

Terça-feira (20)

Blumenau – A frente fria se afasta para alto mar, mas o cavado (área alongada de baixa pressão) permanece atuando em SC, mantendo assim a cobertura de nuvens e as condições para chuva fraca e isolada por alguns momentos. No final da tarde a chuva intensifica e ocorre associada a algumas trovoadas. Temperatura mais amena se considerada aos dias anteriores com mínima entre 20 e 22ºC e máxima entre 25 e 27ºC. Vento variável de nordeste a noroeste com fraca intensidade.

Santa Catarina – Às 13h15min começa o outono no Hemisfério Sul, com tempo instável com chuva e trovoada em todas as regiões, no decorrer do dia. Temperatura: mais baixa no Estado. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado. Sistema cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o clima no Sul do Brasil.

 

Quarta-feira (21)

Blumenau – O tempo se mantém instável, com muitas nuvens e chuva ocasional ainda por influência de um cavado a superfície (área alongada de baixa pressão). Temperatura com pouca variação, com mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 24 e 26ºC. Vento variável de sudoeste a sudeste, com fraca intensidade.

Santa Catarina – O tempo permanece instável com condição de chuva e trovoadas. No decorrer da tarde, o tempo melhora com aberturas de sol a partir do oeste ao sul do Estado. Temperatura segue mais baixa. Vento sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

 

Quinta-feira (22)

Blumenau – Os ventos úmidos que sopram do mar para o continente mantêm a presença de muitas nuvens em Blumenau e não se descara a ocorrência de chuva fraca e isolada nos extremos do dia. Na sexta-feira maior presença de sol, favorecendo a maior amplitude térmica. A temperatura mínimas deve ficar entre 19 e 21ºC e a máxima em torno de 25ºC. Vento variável de noroeste a nordeste com fraca intensidade.

Santa Catarina – Tempo sol com muitas nuvens, temperatura em elevação. Vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Quinta-feira (23)

Blumenau – Maior presença de sol, favorecendo a maior amplitude térmica. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e máxima em torno de 30ºC. Vento variável de noroeste a nordeste com fraca intensidade. Vento variável de noroeste a nordeste com fraca intensidade.

Santa Catarina – Sol com muitas nuvens no Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, condição de chuva fraca na madrugada, início e fim do dia, devido a circulação marítima. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva à tarde. Temperatura em elevação, com vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre 24 de março a 2 de abril de 2018

No dia 24, haverá predomínio de sol e temperatura bem elevada, com pancadas de chuva mais isolada à tarde. No período de 25 a 30, chuva mais frequente em SC, devido a passagem de uma frente fria e áreas de baixa pressão. Nos primeiros dias de abril indicativo de tempo mais seco no Estado.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram