Temperatura máxima próxima de 28°C, tempo instável com aberturas de sol e chance de trovoada

Foto: Marcos Fernandes | Cinegrafista do SBT SCC
Foto: Marcos Fernandes

 

Hoje é Sexta-Feira Santa (30/03/18), data cristã comemorada pelo mundo todo.  Neste momento (9h40min) a temperatura em Blumenau é de 25,3°C; com previsão de chegar aos 28°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 21,3°C. O rio Itajaí está com 1,33 m e a umidade relativa do ar em 80,2%.

Perturbações em médios e altos níveis da atmosfera associados a um cavado em superfície e o deslocamento de umidade do mar mantém o tempo instável em Blumenau com condição para chuva a partir da tarde com algumas trovoadas. Ocorrem rápidas aberturas de sol que contribuem para elevação da temperatura. Ventos fracos a moderados de nordeste.

Santa Catarina – Variação de nuvens com chuva fraca e isolada no início do dia. A partir da tarde e também à noite, condição de pancadas de chuva em todas as regiões. Atenção para chuva forte em curto espaço de tempo, com acumulado de 30 a 50 mm em 1h, e descarga elétrica. Temperatura em elevação com sensação de abafamento. Vento nordeste, fraco a moderado. Um cavado influencia o tempo no Estado, com divergência em altos níveis da atmosfera.

 

Sábado (31)

Blumenau – Céu encoberto com chuva a qualquer momento do dia, intercalada com períodos sem chuva, devido a influência de sistemas de baixa pressão em superfície e perturbações em níveis médios e altos da atmosfera. Temperatura mínima entre 20 e 22ºC e máxima entre 25 e 27°C. Ventos fracos a moderados de nordeste.

Santa Catarina – Variação de nuvens com chuva especialmente na madrugada e no período da tarde e noite. Atenção para pancadas fortes de chuva em curto espaço de tempo, com acumulado de 30 a 50 mm em 1h, e descarga elétrica. Temperatura em elevação com sensação de abafamento, vento nordeste, fraco a moderado. O sistema cavado continua influenciando o Estado, com divergência em altos níveis da atmosfera.

 

Domingo (1º de abril)

Blumenau – As áreas de instabilidade que atuaram no sábado se afastam para o mar permitindo aberturas de sol e elevação da temperatura. No decorrer do dia, um novo sistema de baixa pressão que se forma no Paraguai, avança para SC ocasionando aumento de nuvens e provocando pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Não se descarta a ocorrência de temporal de forma isolada. Temperatura mínima entre 19 e 21ºC e máxima entre 29 e 31ºC.

Santa Catarina – Durante a madrugada e nos períodos da tarde e noite, haverá Variação de nuvens com chuva. Estão previstas descargas elétricas e pancadas fortes de chuva em um curto espaço de tempo, com acumulado de 30 a 50 mm em apenas 1 hora. Temperatura em elevação com sensação de abafamento, vento nordeste, fraco a moderado. O sistema cavado continua influenciando o Estado, com divergência em altos níveis da atmosfera.

Atenção: totais de chuva acumulada nesses 5 dias em torno de 80 mm, chegando a 100mm do Planalto ao Litoral e no Alto Vale do Itajaí, a chuva estará distribuída no período.

 

Segunda e terça-feira (2 e 3 de abril)

Blumenau – Aberturas de sol entre a manhã e início da tarde com chuva no fim do dia devido a um sistema de baixa pressão. Na terça-feira chuva a qualquer momento do dia e persistência da nebulosidade. As temperaturas mínimas variam entre 19 e 21ºC e máximas entre 29 e 30ºC

Santa Catarina – O sol aparece entre nuvens de manhã, mas no período da tarde aumenta a nebulosidade devem ocorrer pancadas de chuva em todas as regiões. Temperatura elevada com sensação de abafamento devido à alta umidade. Vento noroeste a sul/sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 4 a 13 de abril de 2018

Os indicativos são de que o período de chuva frequente permaneça até o dia 5 de abril, quando uma frente fria passa pelo Estado. Nos dias seguintes a condição de tempo mais seco retorna ao Estado, com a maior influência de sistemas de alta pressão e de vento do quadrante sul. O vento causa também temperatura mais baixa sobre a região neste período.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram