Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, no Vale do Itajaí, empregaram técnicas de resgate em altura para o atendimento de uma ocorrência diferenciada registrada na quarta-feira (04/03) – quando um trabalhador caiu do alto de uma edificação em obras.
A vítima de 49 anos aplicava produto impermeabilizante sobre o telhado quando a estrutura cedeu, fazendo-o despencar para o interior da edificação. Ele caiu sobre a laje do segundo pavimento. Para piorar a situação, o produto químico que usava o atingiu, causando lesões na pele.
As escadas de acesso ao segundo pavimento ainda não haviam sido construídas, o que dificultou o acesso à vítima. Escadas improvisadas foram utilizadas pelos socorristas para chegar até o local do acidente. Diante da situação, a guarnição optou por montar um sistema de cabos e roldanas do tipo “tirolesa” para fazer o resgate da vítima de forma segura e ágil.
Depois de ser imobilizado, o homem foi transportado na maca através da tirolesa até o térreo e encaminhado na ambulância ao pronto socorro, sem o agravamento de suas lesões.
Dados: Corpo de Bombeiros de Gaspar