Dados divulgados no site consumidor.gov.br mostram que, no primeiro semestre de 2016, 67,8% das reclamações dos blumenauenses no site foram contra empresas de telefonia/internet/TVs por assinatura. A plataforma on line de relacionamento com o consumidor é de responsabilidade do governo Federal em parceria com os Procons do Brasil.
Blumenau é a cidade de Santa Catarina que mais utilizou a plataforma consumidor.gov.br. No total, 653 solicitações da cidade foram registradas. Destas, 443 (67,8%) foram contra empresas de telefonia/internet/TVs por assinatura. As quatro companhias mais reclamadas são do setor de telefonia (veja abaixo). Em todo o Estado foram 4.948 atendimentos nos seis primeiros meses do ano e destes, 22% foram de Blumenau. Florianópolis, com 20%, e Joinville, com 17%, completam o “pódio”.
Segundo o diretor do Procon de Blumenau, Rodrigo Estevão, a ferramenta facilita a vida do consumidor, que pode fazer a reclamação de algum serviço sem sair de casa. “Nós incentivamos a utilização porque sabemos da facilidade e agilidade do site. Em alguns casos, a solução pode sair em até três dias”, comentou.
O índice de resolução do consumidor.gov em Santa Catarina no primeiro semestre foi de 83,12%. Estevão também ressaltou que a plataforma hoje atende principalmente às grandes empresas do país. “Depois de fazer o cadastro, o consumidor pode consultar o índice de resolução das solicitações de cada empresa, assim como o tempo médio que elas demoram para responder”, comentou.
Empresas mais reclamadas no consumidor.gov em Blumenau:
- Vivo Telefônica (GVT) – 129
- Tim – 91
- Claro Celular – 66
- Oi Fixo – 66
- Net – 28
Segmentos de mercado mais reclamados em Blumenau:
- Operadoras de telecomunicação (telefonia, internet e TV por assinatura) – 443
- Bancos, financeiras e administradores de cartão – 118
- Comércio eletrônico – 34
Por Julimar Pivatto , SECOM / Blumenau