O pavilhão Biergarten foi cenário da Para-Oktoberfest na tarde desta terça-feira (11/10/22) no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Mais de 50 paratletas estiveram presentes no evento que celebra a inclusão social.
Alexisandra Souza dos Anjos, mãe da paratleta Geovana Souza Kuster, destacou a alegria em sentir a inclusão na festa: “Como mãe, é uma sensação de pertencimento, mostrar para a sociedade que a inclusão rompe barreiras. Ver uma festa do tamanho da Oktoberfest com esta acessibilidade e inclusão, mostra que sim, o mundo é para todos”.
A paratleta Andreia Porfírio, também celebrou o evento: “Estou feliz de estar aqui nesse momento e agradecer o nosso clube por estar proporcionando para nós esse dia especial, de estar aqui na Oktoberfest, que é a maior festa das Américas”, enaltece.
Já é tradição durante a festa mais famosa de Blumenau, promover momentos de inclusão como a Para-Oktober e a Oktober da Terceira Idade. São ocasiões em que a Oktoberfest proporciona música, diversão, com um pouco das tradições germânicas.
“Depois de dois anos a gente volta com este movimento maravilhoso, pois o Paradesporto é além do esporte, é além dos bancos escolares, é a inclusão de toda família e de toda sociedade, e é o que estamos presenciando hoje, algo que vai ficar na memória deles. É a Prefeitura que pensa e faz um governo pensando nas pessoas”, reforça a secretária de Educação Patrícia Lueders.
Programa de Paradesporto de Blumenau
O Programa de Paradesporto é realizado pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu), com o apoio da Secretaria do Esporte (SME) e de diversos parceiros da iniciativa privada, que contribuem para manutenção do projeto, desde a iniciação paraesportiva escolar até o alto rendimento.