No domingo (28/07/24), terminou o Tanz Internacional-Pomerode, evento organizado pela Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí. O evento reuniu mais de 1.200 folcloristas de várias regiões do país durante uma semana.
O primeiro fim de semana foi dedicado às crianças, com o KinderTanz e apresentações de grupos seniores. Houve também a celebração dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, com uma solenidade festiva e um desfile de moda produzido por acadêmicos do curso de Design Moda da Unisenai Blumenau.
A apresentação dos grupos internacionais da Alemanha e Polônia, e a participação dos grupos do Rio Grande do Sul, das cidades de Cruzeiro do Sul e Lajeado, foram momentos emocionantes, especialmente pela ajuda recebida de Blumenau e Pomerode após enchentes.
Para a comissão organizadora, o evento foi um sucesso absoluto, com mais de 15 mil pessoas participando ao longo da semana. As exposições de trajes típicos e a história da AFG atraíram mais de mil visitantes. O TanzKurz, desenvolvido em parceria com a Universidade Regional de Blumenau, teve sua finalização durante o evento, com instrutores da Alemanha.
João Paulo Wust, presidente da AFG, destacou a integração e troca de informações entre os folcloristas e a presença massiva do público como pontos altos. O clima ameno e o período de férias escolares contribuíram para o sucesso, tornando Pomerode um dos destinos turísticos mais visitados da região.
Oficinas e palestras sobre brincadeiras folclóricas, história, tradição e manutenção da identidade oral completaram a programação. O Tanz Internacional-Pomerode foi Patrocinado pelo PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Governo de Santa Catarina e contou com apoio de empresas como CartonDruck, Eco Blu Confecções, Berlanda, Netzsch, Perfor e Karsten.