Texto: Camila Tibes
Quem gosta do universo da moda, já pode se preparar. Em agosto, será realizada a quarta edição do FFW Fashion Tour no Shopping Park Europeu. Neste ano, o evento vai celebrar as duas décadas do fortalecimento da moda brasileira, integrando ações em comemoração aos 20 anos do São Paulo Fashion Week. Uma delas será o talk show comandado por Paulo Borges, criador do SPFW, que traz como convidados dois estilistas que fazem parte desta história. A conversa de 2015 será com os designers Lino Villaventura e Isabela Capeto. “Muito da conversa será em torno da construção de uma identidade de moda brasileira, o que significa nossa contribuição criativa para moda e como isso se desenvolveu nas últimas duas décadas. E, é claro, que sempre que falamos de moda, pensamos no futuro, como esta vocação tem sido interpretada hoje e para onde estamos caminhando com isso”, comenta Paulo Borges.
No dia do evento, vitrines de lojas do Park Europeu estarão com looks selecionados pelos profissionais da equipe do FFW. As lojas que aderirem a proposta estarão com um adesivo na vitrine com a tag “FFW AMA”, sugerindo a compra do look criado pelos especialistas. A ideia é mostrar ao público que é possível e acessível utilizar as tendências que aparecem nas passarelas. “FFW é uma plataforma de conteúdo 360º, onde multiplicamos informação de moda todos os dias do ano. Falamos de moda e comportamento em site, nas redes sociais, na revista FFWMAG, por meio de eventos e talk shows. Com o FFW Fashion Tour conseguimos carregar toda esta pesquisa e informação para as vitrines das lojas. Um diálogo direto com quem, assim como nós, ama a moda. Nas vitrines assinadas com “FFW AMA” mostramos as nossas escolhas, baseados nas coleções das marcas favoritas dos visitantes do shopping”, explica Paulo Borges.
Outra ação que marcará o FFW Fashion Tour será a abertura das exposições “20 Anos de Moda Brasileira”, em frente à Zara; e “Sonhando Acordado”, série de fotos assinadas por Bob Wolfenson celebrando encontros que marcaram a história do São Paulo Fashion Week, que ficará em frente à Memove. As exposições ficam abertas para visitação no shopping até o dia 6 de setembro.
O talk show entre Paulo Borges, Isabela Capeto e Lino Villaventura será realizado no dia 27 de agosto, às 19h30min, na sala 1 do cinema. O evento é fechado para convidados. Mais informações através do e-mail rsvp@shoppingparkeuropeu.com.br ou (47) 3039-1900.
Paulo Borges
Com mais de 30 anos de experiência em moda, Paulo Borges é o visionário brasileiro que lidera a organização da moda brasileira como setor e que abraça a causa da disseminação de uma cultura de moda e design no País. CEO da Luminosidade, é o fundador do São Paulo Fashion Week e presidente do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD). Com uma visão única e transversal sobre moda e tudo o que converge em moda, ao longo de sua trajetória, Paulo Borges traduziu sua experiência, relacionamento e percepção em uma série de conteúdos entre publicações, artigos, livros, filmes e documentários, em iniciativas solo ou em co-criação com outras mentes criativas de seu universo.
Presente no São Paulo Fashion Week desde a sua primeira edição, em julho de 1996, Lino encanta pela magia, suntuosidade e exuberância de seus desfiles. Com referências múltiplas e verdadeira paixão por cultura e arte, costuma se aprofundar em temas relacionados à brasilidade. Tanto na passarela como fora dela, as criações de Lino são impactantes e possuem identidade, com um marcante caráter handmade.
Ao longo de sua trajetória, a atuação na moda foi se desdobrando para além da ideia inicial das roupas sob medida. Hoje, a marca veste mulheres sofisticadas e de personalidade forte no mundo todo. Suas peças são encontradas em multimarcas de diversas cidades brasileiras e também fora do país.
Isabela Capeto
A carreira de Isabela Capeto começou há 17 anos quando se formou na Accademia di Moda em Florença, na Itália. Desde então, ela tem uma trajetória de sucesso e é reconhecida como uma das mais prestigiadas estilistas brasileiras. A decisão de criar sua própria marca aconteceu em abril de 2003, depois de passar por importantes grifes cariocas e pela área de estamparia da Fábrica Bangu. A criatividade de Isabela não fica restrita apenas ao seu universo particular.
Ela leva à sua marca trabalhos com ONGs e instituições sociais e faz parcerias que geram negócios de sucesso através da extensão de produtos para novos públicos, assim como foi com a Macy`s em 2012, quando criou uma pequena coleção para a gigante do varejo americano. Uma história que começou no Rio de Janeiro e ganhou o mundo com um estilo único e produção 100% brasileira. Na última edição de Verão do SPFW, fez um retorno triunfal às passarelas após cinco anos de ausência.
Talk Show com Paulo Borges (FFW Fashion Tour 2015)
Quando: Quinta-feira (27), às 19h30min
Onde: sala 1 do cinema no Shopping Park Europeu