A diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, professora Sueli Petry, recebe segunda-feira, dia 24 de novembro, às 20h, em Florianópolis, a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa. A homenagem é concedida pelo governo estadual como prêmio simbólico a ser conferido aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas a Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído por outros meios de modo eficaz para o enriquecimento e defesa do patrimônio artístico e cultural catarinense.
A honraria atende ao Decreto Nº 4.892, de 17 de outubro de 1994 e será entregue no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A concessão da medalha é da competência do governador e segue indicação do Conselho Estadual de Cultura, feita em votação secreta.
A professora Sueli Petry nasceu em Indaial no dia 28 de agosto de 1949 e recentemente recebeu o título de cidadã blumenauense. A homenageada é graduada em História, é mestre em História (UFSC) e especialista em Administração de Arquivos (UFSC). Desempenha atividade como professora na Universidade Regional de Blumenau (Furb), sendo também responsável pela edição da Revista Blumenau em Cadernos, um dos produtos elaborados pela Fundação Cultural de Blumenau.
Sueli é pesquisadora e autora de livros na área da História. É integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau, do Conselho do Patrimônio Edificado do Município, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina entre outros.
Os homenageados em 2014
- Arquivo Público do Estado de Santa Catarina
- Banda Stagium 10
- Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto)
- Escola de Artes de Chapecó
- Fernando Lindote
- Lucas David
- Luiz Alves da Silva (Culica) (in memoriam)
- Maria Cristina Alves dos Santos Pessi (in memoriam)
- Maria Emília de Azevedo
- Sueli Maria Vanzuita Petry
Texto: : Sérgio Antonello