Texto: Tamires Kardauke
Na semana passada, a imprensa foi convidada para ter um gostinho do que irá encontrar na SC Goumert, que começa nesta quarta-feira (26). A Sol Eventos, empresa promotora do evento, fez uma breve apresentação dos festivais que tem organizado em Santa Catarina e fora do estado também. Esse papel ficou a cargo do competente Norberto Mette, que já esteve a frente da secretaria de turismo em várias oportunidades. Estavam presentes representantes das maiores emissoras de TV, rádios, revistas, OBlumenauense, o amigo Jaime Batista da Silva entre outros.
Assim como na cultura, os traços dos descendentes alemães, italianos, poloneses e açorianos ainda estão presentes na gastronomia catarinense. Além de valorizarem a história de colonização, os pratos tradicionais ganham novas versões e os ingredientes de cada região do Estado acabam resultando em receitas únicas com toque gourmet. Neste ano, uma das novidades da SC Gourmet, feira de delikatessen e produtos premium, tem o objetivo de realçar a herança gastronômica com a mostra “Sabores de Santa Catarina”.
No espaço, montado no setor 2 do Parque Vila Germânica, os chefs colocarão a criatividade em prática para apresentar, entre os dias 26 e 29 de agosto, receitas famosas de cada região catarinense. “O objetivo é valorizar os sabores típicos das regiões do nosso Estado, realçar os diferenciais de cada cultura e oportunizar negócios”, explica um dos organizadores da SC Gourmet, Develon da Rocha. Os pratos serão servidos em porções de 120 gramas cada a R$ 7.
O cardápio da noite tinha:
- Oeste: Arroz carreteiro e Feijão Tropeiro
- Serra: Paçoca de Pinhão e Entrevero
- Planalto Norte: Goulash e Pierogi
- Litoral Norte: Truta com Pirão e Paella
- Vale do Itajaí: Marreco e Eisbein
- Grande Florianópolis: Arroz de Braga e Risoto de Camarão
- Sul do Estado: Polenta com Galinha e Nhoque de Carne
- Doce Entrada: Cucas (banana com farofa, banana com nata, banana com chocolate branco, morango com chocolate, abacaxi com farofa, pêssego com mousse de limão) e Sanduíche Pomerano (pão com sardinha, linguiça, torresmo e kochkäse)