Por Camila Tibes
Todo gestor fica apreensivo e preocupado com os problemas, imprevistos e situações que fogem do controle. E se você chegasse a uma situação que prejudicasse algum funcionário ou um cliente, a sua empresa teria como arcar com todos os custos, prejuízos e indenizações? Atualmente, uma das alternativas encontradas pelos profissionais, justamente para garantir mais segurança ao negócio, é a aquisição de seguros específicos para essas situações não planejadas.
“Hoje existe o seguro de responsabilidade civil, que tem como objetivo proteger o capital da empresa e o patrimônio do profissional liberal, evitando o prejuízo com indenizações por danos causados a terceiros em função do desenvolvimento de sua atividade ou produto comercializado”, explica Liliana Valle, diretora da Sorella Consultoria e Corretora de Seguros.
A cobertura de um seguro assim é ampla e envolve principalmente os erros inesperados, como por exemplo, se o contador cometer um equívoco e o cliente ganhar uma multa, se a clínica realizar um procedimento de forma incorreta, se um fabricante tiver um produto que machuque ou agrida o cliente, se um desenvolvedor de software fizer um sistema com erros e causar prejuízos. “Em caso de problemas como esses, o primeiro passo é o segurado enviar uma citação ou formalizar uma correspondência sobre o ocorrido. Deste ponto em diante, pode ocorrer o processo judicial com trâmite via advogado e com acompanhamento da seguradora ou ainda um acordo extrajudicial, evitando ações”, afirma.
A especialista revela ainda que a procura aumentou muito nos últimos anos, e que a aquisição de um seguro dá mais estabilidade e previne gastos não planejados. “Costumamos atender diversas áreas, sejam profissionais autônomos, médicos, dentistas, contadores, corretores, advogados ou empresas TI e Desenvolvimento de Software”, finaliza.