Sindicato dos Bancários de Blumenau paralisa agência do Santander

O protesto tem como motivação a postura do banco nas negociações salariais.

Foto: Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região

Nesta segunda-feira (19/08/24), o Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região fechou a agência do Santander localizada na Rua XV de Novembro, no Centro. O ato de protesto contra a postura adotada pelo banco nas negociações da Campanha Nacional 2024.

O movimento busca chamar a atenção dos bancários e clientes para as pautas da categoria, que incluem a reposição de perdas salariais, propostas com ganho real, garantia de direitos e melhores condições de trabalho.

A manifestação, que seguiu a programação nacional de paralisações, destacou a insatisfação com a postura do Santander, que, segundo o sindicato, tem priorizado o aumento dos lucros à custa da precarização das relações de trabalho, especialmente por meio de terceirizações.

Apesar de sete rodadas de negociação já terem sido realizadas, os bancos, representados pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ainda não apresentaram propostas concretas para as demandas da categoria.

Edson Heemann, presidente do sindicato, enfatizou que o Santander obteve um lucro de R$ 6,18 bilhões no primeiro semestre de 2024, um aumento de 46,9% em comparação ao ano anterior, enquanto os bancários permanecem sem uma proposta justa. As manifestações seguirão até que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas.