Simulado de inundação realizado pela Defesa Civil de Blumenau é considerado inédito na América Latina

 

Por Julimar Pivatto [PMB]

Começou na manhã desta segunda-feira (10/4/17), um simulado de inundação considerado inédito na América Latina. O evento, que segue até terça (11), conta com a participação de vários órgãos nacionais e estaduais e ocorre na sede da Secretaria de Defesa do Cidadão, no primeiro andar da Prefeitura.

O objetivo do simulado é testar o software de simulação de crise, Masa Synergy. Ele analisa a elaboração, validação e execução dos planos de contingência. Os participantes do exercício poderão implementar esses planos e ver os pontos que precisam ser melhorados, como tempo de resposta e ações que devem ser tomadas em tempos de crise.

O prefeito Napoleão Bernardes participou da abertura do evento e destacou os investimentos da cidade na prevenção de desastres naturais. “Trabalhamos com três pilares, que é infraestrutura, tecnologia e educação. E esse simulado vem de encontro principalmente ao último ponto, já que é fundamental estar sempre preparado para enfrentar os eventos climáticos da melhor forma possível”.

O secretário Rodrigo Quadros enfatizou a importância do simulado e destacou que Blumenau mais uma vez é pioneira. “Fomos escolhidos pelo nosso histórico de trabalho na área e também pelo conhecimento que adquirimos através de capacitações e durante os desastres naturais”.

O evento é organizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e pelas Defesas Civil de Santa Catarina e de Blumenau. Entre os órgãos que participam estão Exército Brasileiro, Polícia Militar, Samu, Bombeiros Militares, UFSC, Furb, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Defesa, Governo da Bahia, Governo do Rio de Janeiro, Governo do Paraná, além de representantes da França, Itália e Espanha.