A simulação de um acidente envolvendo dois automóveis chamou a atenção de quem passou no Centro de Blumenau, próximo da escadaria da Igreja Matriz. Dois carros foram colocados no início da Rua Padre Jacobs, uma atividade que encerra as ações do Maio Amarelo, no último dia do mês.
Nesta ação estão presentes equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). Os profissionais tratam a situação como algo real, utilizando veículos oficiais, em um verdadeiro exercício para lembrar o que pode acontecer aos condutores que não prestam atenção à regras básicas das leis de trânsito.
E precisa disso tudo? Se o objetivo é impactar as pessoas e incentivar a reflexão sobre a importância do comportamento prudente para um trânsito menos violento, talvez sim. Claro, vai atrapalhar o trânsito, apesar de ter várias vias alternativas.
Durante todo mês foram realizadas diversas ações educativas. Em maio aconteceram palestras em escolas, teatro de fantoches, blitze educativas, gincana cultural, cãominhada, entre atividades.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. O mês de maio se tornou referência para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza, porque em 11 de maio de 2011 a Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
As próximas fotos são Eraldo Schnaider