Imagine a tensão: um incêndio atinge um hospital, pacientes em situação de risco aguardam por socorro enquanto as chamas se espalham. Nesse cenário, a única esperança está nas mãos de bombeiros especializados em resgate em altura. Felizmente, essa cena de pânico e urgência era apenas uma simulação realizada pelo 3° Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, na tarde desta sexta-feira (20/09/24).
O treinamento, que teve início às 14h, envolveu o isolamento de uma área do Hospital Santa Catarina para permitir a operação das equipes. Três Bombeiros Comunitários se passaram por pacientes em risco e foram resgatados pela Auto Escada Mecânica (AEM). No solo, eles foram imediatamente atendidos pela guarnição da ambulância de Auto Socorro de Urgência (ASU). Também participaram do exercício outras duas viaturas, o Auto Resgate (AR) e a Auto Bomba Tanque Resgate.
No total, dez bombeiros, entre militares e comunitários, participaram da ação, que também contou com o envolvimento de funcionários do hospital. Estes foram capacitados para atuar em situações reais de emergência, sendo treinados para lidar com cenários críticos de forma eficiente e segura.
Esse tipo de simulação é fundamental para garantir que, em uma situação real, todos os envolvidos estejam preparados para agir com rapidez e precisão, salvando vidas e minimizando danos.