Sexta (1/9) será entregue a nova base do SAMU no Garcia

Intendência do Bairro Garcia, na Rua Progresso, 167, bairro Progresso | Imagem: Google Maps (Street View) Abril 2016

Às 15h desta sexta-feira (1/9/17), está marcada a cerimônia de entrega da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Distrito do Garcia. O evento acontecerá na Rua Progresso, 167, junto à Intendência Distrital do Grande Garcia.

O local passou por adequações, que somaram um investimento de R$ 79,9 mil. Os recursos foram repassados pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus).

Em fevereiro deste ano, a base na região Sul, instalada em um terreno ao lado do Centro de Educação Infantil (CEI) Osvaldo Deschamps, teve que ser desativada para a construção do novo prédio da unidade escolar. Desde então, a outra sede do SAMU em Blumenau, no bairro Vila Nova, vinha suprindo todas as demandas. Neste período, o deslocamento das ambulâncias para o atendimento no Garcia levava até 30 minutos.  Agora esse tempo será reduzido para aproximadamente oito minutos, um ganho que pode significar a diferença entre a vida e morte.

A base no Garcia conta com uma ambulância e oito profissionais, metade condutores socorristas e a outra formada por técnicos de enfermagem, que se revezam 24 horas por dia. A prefeitura informou que vem investindo R$ 59 mil por mês neste ano e mantém três ambulâncias de suporte básico, uma equipe de 29 profissionais, entre condutores socorristas e técnicos de enfermagem. Mensalmente, as equipes atendem cerca de 400 ocorrências.

Sobre o SAMU

A estrutura do SAMU envolve os governos Federal e Estadual, além dos municípios. O objetivo é realizar um atendimento pré-hospitalar rápido às vítimas de casos de urgência ou emergência, oferecendo todos os recursos para possibilitar a assistência e, caso necessário, a transferência dos pacientes para uma unidade de saúde. O serviço funciona 24 horas pelo telefone 192.

Todas as ligações são direcionadas para a Central de Regulação, onde um médico, auxiliado por técnicos, faz a triagem e a classificação dos casos. O tipo de resposta ao atendimento depende da gravidade da situação e é adaptado a cada necessidade, podendo ocorrer mediante orientação por telefone ou envio de unidades móveis.

Com informações de Felipe Elias, da PMB