Nesta quarta-feira (20/07/16), o Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Isabel realizou a 1ª biópsia hepática com sedação, em uma criança de 1 aninho fora do Centro Cirúrgico. Este tipo de biópsia onde um pequeno fragmento de tecido do fígado é retirado para que seja examinado, até então era feita somente no Centro Cirúrgico, gerando transtorno para os pacientes externos, que precisavam aguardar o agendamento em uma das salas cirúrgicas.
A partir de hoje, o serviço de Diagnóstico por Imagem (DSI) oferece o mesmo cuidado na realização do procedimento, feito com conforto e segurança com médicos do setor em conjunto com um médico anestesista da Anesteclin. Com a nova estrutura, os pacientes que precisam realizar procedimentos invasivos, com o apoio de ultrassonografia, não precisam mais esperar o atendimento no Centro Cirúrgico.
O ultrassom é usado para guiar a agulha utilizada no procedimento com mais segurança, ou em direção a um ponto específico do fígado, e a sedação é necessária para que o paciente não sinta dor e nem participe do ato operatório.
Ao final do procedimento, o paciente recebe um curativo no local, aguarda em uma sala de observação e após o acompanhamento, antes de ser liberado, realiza outra ultrassom ou tomografia. O material coletado é enviado a um laboratório e o resultado vai ajudar o médico responsável pelo paciente a verificar sinais de danos ou doenças.
Por Leticia Venera