Blumenau registrou na manhã desta segunda-feira, dia 4, a sétima morte pelo vírus H1N1. De acordo com a Vigilância Epidemiológica o homem era morador do bairro Centro, em Blumenau, tinha 45 anos e estava internado desde o dia 27 de junho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um dos hospitais da cidade.
A última morte por gripe A no município tinha sido registrada no dia 12 de maio e a vítima foi um homem de 53 anos, morador do bairro da Velha. No dia 19 de abril foi registrada a morte da quinta vítima, uma mulher de 32 anos. A quarta morte em decorrência da doença foi a de um homem de 73 anos, no dia 8 de abril. Já a terceira vítima era uma mulher de 60 anos que estava internada na UTI de um hospital de Brusque e faleceu no dia 1º de abril. As duas primeiras mortes foram registradas entre os dias 26 e 27 de março: uma mulher de 48 anos e um homem de 43, que estavam cerca de três semanas em UTIs de hospitais da cidade.
Atualmente a cidade contabiliza 53 casos positivos de H1N1, incluídos os sete óbitos. Oito casos suspeitos aguardam resultado de exame.
Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação da Influenza terminou no dia 20 de maio e Blumenau imunizou mais de 150 mil pessoas de grupos prioritários, entre eles gestantes, pessoas com mais de 60 anos e crianças. As 49 salas de vacina do município ainda estão disponibilizando doses para gestantes, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que precisam realizar a segunda dose, e pessoas com comorbidade, ou seja, doenças crônicas, descobertas após o término da campanha nacional de imunização. As crianças que podem tomar a segunda dose precisam estar cadastradas em uma unidade de saúde do município.
Por Marília Prado, SECOM / Blumenau