A partir desta segunda-feira (16/07/18), os veículos de transporte escolar devem passar pela vistoria do Seterb, válida para o segundo semestre do ano letivo. As vistorias são realizadas pela autarquia duas vezes ao ano. No primeiro semestre, os veículos vistoriados recebem o selo azul, já no segundo o selo é amarelo. O objetivo é verificar se os veículos estão dentro das normas de segurança e se os profissionais que prestam o serviço seguem as regras estabelecidas.
As vistorias ocorrem sempre após o veículo passar pela fiscalização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), efetuada por uma empresa credenciada, que inspeciona itens mecânicos como, por exemplo, suspensão, freios e amortecedores. Após a inspeção do Denatran, os veículos devem ser apresentados no Seterb até a volta das aulas. Passado o período, somente estarão liberados para prestar o serviço os veículos que estiverem com o selo amarelo no para-brisa, que indica a autorização.
O Seterb avalia as condições do veículo como luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras amarelas com a indicação escolar, entre outros. Além disso, também são observados os documentos do veículo, do motorista e do monitor. O motorista tem que estar credenciado junto à autarquia e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.
As vistorias são efetuadas pelo setor de transportes especiais e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na sede do Seterb, na Rua 2 de Setembro, 1.222, no bairro Itoupava Norte. Atualmente, cerca de 100 veículos prestam o serviço no município.
Por Juliana Damian Silva [PMB]