Setembro Amarelo destaca a empatia como ferramenta na prevenção do suicídio

Com o lema "Atenção aproxima as pessoas", a campanha de 2024 destaca como um olhar atento pode salvar vidas.

Arte/montagem: OBlumenauense

O Setembro Amarelo de 2024 marca o 9º ano do movimento que visa a conscientização e a prevenção do suicídio no Brasil. Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha deste ano traz o lema “Atenção aproxima as pessoas”, enfatizando a importância de um olhar atento e solidário como uma forma de cuidado não só com si mesmo, mas também com aqueles ao redor.

O CVV, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, registrou cerca de 3 milhões de atendimentos em 2023, realizados por aproximadamente 3.500 voluntários. Esses atendimentos são oferecidos de forma sigilosa via telefone, chat, e-mail e até mesmo por carta. Em 2021, o suicídio vitimou 15.507 pessoas no Brasil, uma média de 42 mortes por dia, superando as mortes causadas por HIV e vários tipos de câncer, segundo o Ministério da Saúde.

A escolha do mês da campanha está diretamente ligada ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro. O movimento, que começou como uma iniciativa do CVV, hoje conta com a participação de diversas entidades e membros da sociedade civil, tornando-se um esforço comunitário para ampliar o impacto dessa data e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção.

Para se informar mais sobre o movimento ou sobre como colaborar, a população pode acessar os sites www.setembroamarelo.org.br e www.cvv.org.br. As redes sociais também serão utilizadas para divulgar a campanha ao longo do mês, com perfis dedicados ao movimento (@setembroamarelo) e ao CVV (@cvvoficial).