Acabou o estado de greve dos servidores públicos municipais de Blumenau após o acordo que estabeleceu a reposição salarial de 10,24%, a ser paga em duas parcelas. O reajuste atende ao INPC entre maio de 2019 a abril de 2022.
Também ficou definido o imediato cumprimento do piso nacional do magistério a partir de janeiro de 2022. Outra reivindicação acordada foi o cumprimento do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, com vencimento mínimo de R$ 1.550,00, além da aplicação do Plano de Cargos e Salários da Saúde (PCCS).
O documento foi assinado por Anderson Rosa, secretário municipal de Administração de Blumenau, que se comprometeu em pagar 100% do INPC acumulado. O aumento terá um impacto de R$ 42 milhões do caixa da prefeitura.
As duas partes selaram o acordo após a primeira proposta ser recusada na assembleia que ocorreu às 8h desta segunda-feira (21/02/22). Os representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) foram até o segundo andar da prefeitura do município para comunicar a decisão e começou uma nova rodada de negociações.
A segunda proposta foi aceita na pré-agendada às 15h. Cerca de 2,3 mil trabalhadores participaram da votação que representou um alívio em relação à uma nova greve. A presença dos servidores na Praça Victor Konder para as assembleias impactou no atendimento de unidades de ensino e saúde.