Servidores e prefeitura iniciam negociação: sindicato cobra avanços e prefeito aparece de surpresa

Reunião tratou de reajustes, plano de carreira, medidas contra violência no trabalho e auxílio-alimentação com valor aprovado pela Câmara de Vereadores.

Foto: SINTRASEB / divulgação

Nesta segunda-feira (26/05/25), Prefeitura de Blumenau e Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (SINTRASEB) deram início à rodada de negociações prevista na última paralisação da categoria.

Representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Gestão, Fazenda, Administração e Procuradoria Geral participaram da reunião com a diretoria do sindicato, assessoria jurídica e comissão de acompanhamento.

📲 Participe do Canal OBlumenauense no WhatsApp clicando aqui.

Proposta apresentada

O governo municipal justificou limitações financeiras para não atender as pautas em sua totalidade. Propôs, para maio, a reposição de 5,32% nos salários e no auxílio-alimentação, com base no INPC. Também confirmou a previsão de equiparar o valor do auxílio-alimentação ao aprovado para os servidores da Câmara de Vereadores, mas apenas a partir de dezembro.

Foto: SINTRASEB / divulgação

Cobranças do sindicato

O Sintraseb reforçou a importância de antecipar essa equiparação e cobrou avanços nas demandas econômicas do Eixo 1 da pauta de reivindicações, como a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A prefeitura entregou o relatório da etapa 2 do estudo e se comprometeu a apresentar a etapa 3 na próxima reunião.

Segurança e assédio no trabalho

Outro tema abordado foi a violência contra servidores durante o exercício da função. A gestão informou que está estruturando fluxos de ação específicos em cada secretaria, de acordo com suas realidades. O sindicato solicitou que as medidas também contemplem o combate ao assédio institucional.

 

Foto: SINTRASEB / divulgação

Presença inesperada

Segundo o Sintraseb, um dos momentos inesperados na reunião foi a chegada do prefeito Egídio Ferrari. Ausente desde o início das negociações, ele fez uma fala breve e reconheceu a necessidade de diálogo com a categoria.

Para o sindicato, a presença pode ter sido reflexo da manifestação recente que reuniu cerca de três mil servidores na praça. O gabinete do prefeito fica bem próximo do Salão Nobre, espaço onde aconteceu o encontro.

Agenda atualizada

A próxima rodada de negociação foi marcada para quarta-feira (29). Com isso, a reunião de representantes do Sintraseb, inicialmente prevista para o mesmo dia, foi transferida para quinta-feira (30). Um novo edital de convocação será enviado às unidades.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky