A servidora Lucia Maria Pegoraro, lotada na comarca de Blumenau, expõe seus quadros a partir deste sábado (19/02/22), no Ventana Bar e Café, localizado na Praça dos Omaguás, nº 110, no distrito de Pinheiros, em São Paulo (SC). Conhecida como meio artístico como Lupegoraro (Lu de Lúcia + sobrenome), ela fará a mostra individual “Chão de Giz” que poderá ser visitada até o dia 19 abril.
O conceito das obras é inspirado em Mozart, celebrando a emoção da existência, a manifestação espiritual e contempla a vida em todas as suas formas. “Em todas as minhas criações, eu sempre busco transmitir emoção, alegria, e beleza por meio de cores e formas, que na arte se tornam um meio de expressão do sentimento, aflorando os mais diversos sentidos da alma”, comenta a servidora do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).
A exposição gratuita de 13 obras tem curadoria de Marisa Melo, fundadora da UP Time Art Gallery, curadora artística e empresária no mundo da arte, fica em cartaz até o mês de abril no A Ventana Bar, um espaço em que se misturam as experiências de uma cafeteria, restaurante e bar em um mesmo ambiente, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista.
Em abril, a arte de Lupegoraro estará em exposição no Carrousel du Louvre, espaço subterrâneo do museu que contempla a famosa Pyramide Inverseé. A servidora já expôs na Europa, em 2020 foi medalha de ouro no Salão Internacional de Portugal e já recebeu algumas medalhas de prata e bronze. Atualmente a artista visual faz parte da UP Time Art Gallery – galeria de arte itinerante que busca disseminar e democratizar o cenário artístico contemporâneo brasileiro e internacional.
Apaixonada pela arte desde a infância
Natural da serra catarinense, onde viveu parte de sua vida, atualmente reside em Blumenau (SC). O interesse pelas artes já vem desde tenra idade, pois na infância procurava customizar suas roupas e transformar seus objetos de brinquedos.
Ainda criança apresenta indícios de que a arte se tornaria uma força dominante em sua vida. Fez aula de canto, violão e violino, sendo este último a sua grande paixão, bem como desenho e pintura. A artista trabalha o abstracionismo tanto com a emoção como com a razão.
Busca chegar à essência da imagem e para tanto se liberta das convenções representativas. Sua obra cede espaço para expressão de sentimentos que, através dos movimentos, luzes, cores, tons e sobre tons, os temas desaparecem, importando apenas os efeitos de tons e formas. É a livre expressão, que não se deixa influenciar pela representação de imagens.
Passou a explorar gradualmente novas formas e materiais outros, em suportes maiores abrindo espaços e campos cada vez mais surpreendentes, resultando num trabalho mais gestual e envolvente. Seus trabalhos apresentam arte abstrata e figurativa contemporânea.
Esses são alguns trabalhos da artista. Você pode encontrar outros clicando aqui.