Serasa intensifica combate a fraudes online e remove 18.500 páginas falsas

Relatórios de golpes levam empresa a intensificar combate a fraudes nas redes sociais.

Denúncias de consumidores sobre páginas falsas e tentativas de golpes na internet mobilizaram a Serasa a reforçar suas ações contra fraudes. Por meio de canais dedicados, a empresa recebeu milhares de relatos que resultaram na remoção de 18.500 páginas fraudulentas entre janeiro e agosto deste ano.

As denúncias chegaram pelos canais oficiais da empresa. Desde o início do ano, a plataforma já contabilizou mais de 6 mil links suspeitos enviados, que passam por uma segunda etapa de análise para derrubada. Pedro Santos, especialista em segurança da informação da empresa, destaca a importância da participação dos consumidores: “Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”.

Tipos de crimes mais comuns

Os golpistas na internet utilizam diversas estratégias para enganar os usuários. Promessas enganosas para elevar a pontuação de Score ou ofertas milagrosas para limpar o nome estão entre as táticas preferidas. Essas fraudes costumam apresentar imagens apelativas, mensagens chamativas e um falso senso de urgência para gerar ansiedade no público.

“Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, alerta Patrícia Camillo, Gerente de Prevenção a Fraudes da Serasa.

Em 2024, observou-se um aumento na sofisticação dos criminosos, que passaram a manipular vídeos com Inteligência Artificial para forjar imagens e vozes de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados. Nesses golpes, fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis, especialmente aqueles que buscam reorganizar suas finanças.

Providências tomadas pela Serasa

Para enfrentar esses ataques, a Serasa desenvolveu um canal especial para receber denúncias e uma ferramenta para derrubar páginas falsas. Com suporte jurídico e o apoio das próprias plataformas de redes sociais, a empresa atua rapidamente na remoção de conteúdos fraudulentos.

A Serasa reforçou o Canal de Denúncias através do  site oficial e no aplicativo para celulares (Android e iOS). Além disso, oferece um canal direto no webchat da Central de Ajuda e em seu WhatsApp (11) 9 9575-2096.

Caso o consumidor tenha sido alvo de fraude ou tentativa de golpe, pode acessar o site ou o aplicativo da Serasa para solicitar a retirada da página ou do perfil supostamente falsos, que serão analisados por especialistas da empresa.

Como usar o Canal de Denúncias no aplicativo da Serasa

Ao se deparar com sites e redes sociais suspeitas, o consumidor pode denunciar diretamente pelo aplicativo. Confira o passo a passo:

  1. Baixe o app “Serasa” na loja de aplicativos do seu celular e acesse sua conta com login e senha. Caso ainda não tenha, preencha um breve cadastro com as informações solicitadas.
  2. Após o login, na tela inicial, clique no ícone do canto superior direito, que indica uma silhueta de uma pessoa.
  3. Deslize até o final da tela e clique no botão “Canal de Denúncias”. Você será direcionado à página oficial de denúncias a fraudes da Serasa.
  4. Copie a URL (o link da página suspeita) e cole no campo indicado. No caso de denúncias para números de WhatsApp, inclua o número completo do telefone suspeito ao lado do seguinte texto: “https://api.whatsapp.com/send?phone=” + número suspeito.

Dicas para se prevenir de fraudes

A Serasa orienta os consumidores a ficarem atentos aos seguintes pontos:

  • Verifique se o site começa com “https://”.
  • Procure o ícone de cadeado na barra de domínio.
  • Nas redes sociais, confirme o ícone de “verificado”, que comprova a autenticidade do perfil.
  • Em caso de dúvida, não clique em links suspeitos.

Atenção às fraudes nas redes sociais

Sites e perfis falsos na internet tentam se passar por quem não são. Esse tipo de golpe costuma atuar de maneiras distintas:

  • Imitações golpistas: sites e perfis nas redes sociais que imitam empresas, celebridades ou instituições legítimas.
  • Conteúdo enganoso: publicação de informações falsas, notícias fictícias ou venda de produtos e serviços inexistentes.
  • Armadilhas criminosas: técnicas para obter senhas, números de cartão ou dados pessoais enganando os usuários.
  • Phishing traiçoeiro: práticas que induzem o usuário a fornecer informações confidenciais.
  • Indução perigosa: sites falsos de instituições financeiras que enganam e induzem o consumidor a concluir transações fraudulentas.
  • Venda ilegal de produtos ou serviços: comércio sem autorização do titular ou serviços falsos como limpar o nome pelas redes sociais ou promoções para aumentar o Serasa Score, pontuação de crédito da empresa.