O prefeito Napoleão Bernardes assinou o decreto municipal que define pontos facultativos baixou de 6 para 2 dias, o número de pontos facultativos em 2015. No ponto facultativo o funcionário público pode decidir se trabalha ou não, o que na prática na maioria das vezes se transformou em um feriado, exceto para os serviços de plantão. Por isso, agora o ponto facultativo será na segunda-feira de carnaval e o dia 13 de outubro, data em que serão comemorados juntos os dias do professor e servidor público municipal. Mas os serviços essenciais funcionam em regime de plantão.
O número exagerado de pontos facultativos acabava gerando muitos protestos por parte do cidadão e prejudicando a imagem do servidor público junto à comunidade, que paga seus impostos e exige a prestação dos serviços. A segunda-feira de carnaval substituirá a terça, quando a prefeitura, historicamente, parava. A mudança atende solicitação de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que também faz feriado na segunda-feira e abre na terça de carnaval.
“Vivemos um novo momento na vida do país, onde cada vez mais o serviço público se compara à iniciativa privada. A própria sociedade, que paga os impostos, exige esta postura do administrador público”, ressaltou o prefeito Napoleão. Já o ponto facultativo de outubro aproveita um momento para comemorar duas datas importantes para o servidor público em um mesmo dia.