Foi aprovado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (27/4/16), um projeto de lei que determina o uso obrigatório de farol baixo durante o dia nas rodovias. O relator da matéria foi o senador José Medeiros (PSD-MT), que atuou como policial rodoviário federal por 20 anos.
Segundo Medeiros, o objetivo com a medida é aumentar a segurança nas estradas, contribuindo na redução da ocorrência de acidentes frontais nas rodovias. “O trânsito brasileiro é um dos que mais matam no mundo. São quase cinquenta mil vítimas fatais por ano. Essa proposta, além de não ter custos pode resultar em menos acidentes”, afirmou o senador.
O autor da proposta foi o deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Para ele a baixa visibilidade é uma das principais causas de acidentes de trânsito nas rodovias, já que o outro veiculo não é visualizado a tempo para tentar uma manobra e evitar a colisão. Agora a medida segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.
O PLC 156/2015 altera o Código de Trânsito Brasileiro. Apesar de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já ter editado uma resolução recomendando o uso de farol baixo nas rodovias durante o dia, o entendimento é de que só uma norma com força de lei levaria os motoristas a adotarem a medida.
Será que isso também evita que os motoristas abusem da velocidade, desrespeitem a sinalização do trânsito e não bebam antes de dirigir? É preciso avaliar com precisão os verdadeiros problemas que resultam em acidentes durante o dia.
Os faróis baixos aumentam sim a visualização de outros veículos, o que em muitas situações pode significar a diferença entre a vida e morte. Deixo a análise da importância desse projeto com você leitor, que viaja pelas estradas profissionalmente.