Campeã em 2016, a seleção masculina de futebol vai brigar pelo bicampeonato olímpico nos Jogos Tóquio 2020. Na noite (manhã no Brasil) desta terça-feira (3/08/21), o time fez um jogo bem disputado e equilibrado com o México e avançou com vitória por 4 a 1 nos pênaltis, após empate em 0 a 0. A disputa pelo ouro está marcada para o sábado, 7, às 20h30 do Japão (8h30 de Brasília), em Yokohama.
O Brasil criou várias chances no primeiro tempo, mas não conseguiu marcar. A defesa brasileira, pouco acionada ao longo do confronto, foi eficiente nos dois únicos lances de perigo da seleção mexicana. Aos 42 minutos, Romo recebeu dentro da área e chutou forte para defesa de Santos, que mandou para escanteio. E, na marca dos 45 minutos, Antuna pegou bola da esquerda e foi travado por Diego Carlos na hora da finalização.
O cenário mudou um pouco no segundo tempo. Com as duas equipes se postando bem na marcação, a partida ficou mais equilibrada e sem muitas chances claras de gol. A melhor delas foi do Brasil, com Richarlison, que cabeceou na trave, aos 36 minutos.
No primeiro tempo da prorrogação, as duas equipes seguiram cautelosas, e criaram poucas chances para alterar o placar. O equilíbrio seguiu para o segundo tempo, e a decisão foi para os pênaltis.
Santos defendeu a cobrança de Eduardo Aguirre, e Vásquez mandou na trave. Do lado brasileiro, Daniel Alves, Gabriel Martinelli, Bruno Guimarães e Reinier converteram para garantir a vitória brasileira por 4 a 1.
Fonte: CBF e COB