Segurança dos terminais urbanos deve melhorar nos próximos dias

Terminal-Proeb_7-10-14_01
Foto: Soni Robinson Witte

 

Texto: Juliana Damian Silva

Na tarde desta terça-feira (17), Seterb, Consórcio Siga e Sindetranscol se reuniram para discutir medidas para melhorar a segurança nos terminais urbanos de Blumenau. Durante o encontro, foi confirmada pelo Consórcio Siga a instalação de bilheterias com porteiros na outra extremidade dos terminais Aterro e Fonte, reativação da bilheteria na outra extremidade do Terminal Fortaleza, instalação de uma central de monitoramento, revisão na iluminação de todos os terminais, bem como contratação de um vigilante não armado para o Terminal Aterro. Ações que devem ser efetuadas o mais breve possível pelo consórcio.

As bilheterias com porteiro serão instaladas em até 30 dias na outra extremidade dos terminais Aterro, Fonte e Fortaleza. Nos terminais Aterro e Fonte elas serão em forma de container e também terão banheiros. No Terminal Fortaleza será reativada a bilheteria já construída. Outra medida adotada será a implantação de uma central de monitoramento na sede do Consórcio Siga. Uma pessoa fará o monitoramento e diante de alguma demanda irá entrar em contato com a Polícia Militar.

Além disso, todos os seis terminais urbanos terão a iluminação revisada pelo Consórcio Siga. Até nesta sexta-feira, dia 20, o Terminal Aterro receberá melhorias na iluminação do estacionamento e das entradas e saídas dos ônibus. Na próxima semana, o Terminal Fonte também ganhará reforço na iluminação. Medida que também será estendida para os demais terminais.

Outra ação prevista, como projeto piloto, é a contratação de um vigilante não armado para o Terminal Aterro. Esta contratação deve ocorrer em até dez dias pelo Consórcio Siga e, se durante o período de testes o resultado for positivo, a ação poderá ser ampliada para os demais terminais do município.

Para reforçar a segurança nos terminais, o presidente do Seterb, Erivaldo Caetano Junior (Vadinho), também informou durante a reunião que a Guarda de Trânsito irá realizar rondas pelos locais. “Esperamos que a presença dos agentes de trânsito nestes locais imponha respeito e iniba possíveis atitudes de vândalos”, diz ele. Nos próximos 30 dias, uma comissão com membros do Seterb, Consórcio Siga e Sindetranscol será formada para avaliar todas as ações realizadas.