Segundo estimativa do IBGE, população de SC chegou a 8 milhões em 2024

Desse total, 15,3% estão distribuídos em dois municípios, os únicos do estado com mais de 500 mil habitantes.

Na quinta-feira (29/08/24), o IBGE divulgou as estimativas da população do país, estados e municípios para 2024. Os dados são divulgados anualmente em agosto por conta da Lei 8.433/1992 e LC 143/2013.

A publicação serve de base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e dos Estados, feito pelo Tribunal de Contas da União, além de referência para indicadores demográficos e socioeconômicos.

Em 1º de julho, a população catarinense ficou estimada em 8 milhões de habitantes, sendo a 10ª do país e com 3,8% da nacional. Desse total, 15,3% estão distribuídos em Joinville e Florianópolis, únicos municípios do estado com mais de 500 mil habitantes. Os 10 maiores municípios do estado concentram 41% da população, 3,3 milhões catarinenses.

 

Entenda como são calculadas as estimativas da população

Os 448 mil habitantes a mais (5,9%) que os 7,6 milhões publicados em 2023, referente ao Censo 2022, são resultados de ajustes estatísticos compatíveis com a projeção da população divulgada no dia 22 de agosto.

Os ajustes consideram a tendência de crescimento populacional entre os dois últimos censos e incorporam alterações de limites geográficos que porventura aconteçam entre os municípios, conhecido como Método AiBi. Nos dados de conciliação da dinâmica demográfica, as projeções consideraram nascimentos e óbitos de 2000 a 2022 mais insumos de dados de registro administrativo e efeitos da migração.

Além disso, pela primeira vez o IBGE também utilizou nos ajustes das estimativas os dados da Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), uma pesquisa de avaliação realizada após o Censo que mapeia possíveis falhas na contagem de municípios por omissão (domicílios não recenseados ou moradores não informados) ou inclusão indevida (quando, por exemplo, uma pessoa está passando uma temporada e acaba sendo listada como moradora).

A divulgação desses resultados obedecem ao princípio estatístico da responsabilidade e da transparência. A PPE segue as melhores práticas internacionais de estatística e é também utilizada por países como Estados Unidos, México, Reino Unido, Portugal, Austrália, China, entre outros, para avaliar seus censos. Além de servir de insumo para os ajustes de projeções e estimativas, também é utilizada para melhorar pesquisas futuras.

Fonte: IBGE/SC