Texto: Talita Catie
Na próxima segunda-feira (9), cerca de 21 mil estudantes voltam às aulas na rede pública de Blumenau nas 50 Escolas Básicas Municipais (EBMs). Os Centros de Educação Infantil também reiniciam as atividades após um mês de Programa de Atendimento Recreativo, realizado para atender exclusivamente os pais que não tinham onde deixar seus filhos durante o período de 6 de janeiro a 5 de fevereiro. São aproximadamente 12.900 crianças, com idade entre 0 e 5 anos.
Durante esta semana, as equipes gestoras trabalham para deixar tudo pronto para o início do ano letivo e os professores estão recebendo a primeira etapa de formação continuada. O objetivo é ampliar as competências pedagógicas dos profissionais, qualificando o ensino ofertado na cidade. Além disso, durante este mês que antecedeu o início das aulas, a Secretaria de Educação atuou na manutenção e pequenos reparos das unidades de ensino.
O retorno escolar também será marcado pela entrega das agendas escolares aos estudantes. Neste ano, serão distribuídas 41 mil unidades, que vão contemplar todos os alunos das escolas básicas municipais, dos centros de educação infantil e os professores do magistério. Também serão entregues 7.200 kits de uniformes compostos por jaqueta, camiseta, regata, bermuda e calça – e 12 mil kits escolares, com caderno, lápis, apontador e régua, entre outros itens.
Para aprimorar o atendimento prestado pelo município, a Secretaria de Educação estabeleceu metas prioritárias para o ano letivo de 2015, definindo ações que impactam na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Conforme explica a secretária de Educação Helenice Luchetta, “as perspectivas para este ano são bastante positivas, em várias dimensões, como a formação voltada para a qualificação e desenvolvimento profissional, antecipações das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ampliação da oferta de vagas na educação infantil, e reforma, manutenção e construção de novas unidades”.
Ordens de serviço
O prefeito Napoleão Bernardes e a secretária de Educação vão acompanhar o início do ano letivo em algumas unidades de ensino. A agenda inicia às 7h25 na Escola Básica Municipal Quintino Bocaiúva, situada na rua Werner Duwe, 3980, Testo Salto. Na oportunidade, será assinada a Ordem de Serviço para reforma da ala mais nova da unidade, que vai receber pintura, piso e elétrica. Em seguida, às 9h, a visita será na escola Lauro Müller, na rua Heinrich Hemmer, 2.876, no Badenfurt, onde acontece a assinatura da Ordem de Serviço para reforma geral da unidade.
Obras são entregues
Já no fim da manhã, às 10h30, o prefeito e a secretária de Educação estarão na escola Professor Oscar Unbehaun, bairro Água Verde. Eles irão fazer a entrega da quadra poliesportiva, que vai beneficiar aproximadamente mil estudantes. O investimento é de cerca de meio milhão de reais, com recursos próprios da Prefeitura de Blumenau. À tarde, a partir da 13h15, será a vez de entregar a quadra poliesportiva da EBM Professor Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista, que totalizou a aplicação de aproximadamente meio milhão de reais, em recursos do Município. Após a visita, eles passarão pelos Centros de Educação Infantil.
Professores da educação infantil passam por formação
Esta sexta-feira (6) foi dedicada à formação continuada dos professores da educação infantil que atuam na rede pública municipal. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Blumenau preparou um grande evento para recepcionar os profissionais, oferecendo uma formação continuada com foco na ampliação do repertório cultural a partir da música e do teatro.
Cerca de mil e quinhentas pessoas participaram do encontro realizado no Teatro Michelangelo. Após a apresentação da Banda Municipal, a secretária de Educação Helenice Luchetta deu as boas-vindas aos servidores e aproveitou para destacar e agradecer o papel fundamental dos profissionais para a oferta de um bom serviço à comunidade. Na oportunidade, ela ressaltou ainda a importância de formações de qualidade para aprimorar o trabalho desenvolvido com as crianças.
A formação contou com a apresentação musical da Banda Municipal e com a peça teatral “Sonhos de Uma Noite de Verão” – de Willian Shakespeare – pelo grupo Phoenix, da Furb. A proposta foi oferecer aos professores diferentes possibilidades culturais que vêm a ampliar as ferramentas para desenvolver uma educação mais crítica às crianças.
Durante o evento, os professores assistiram também a uma apresentação sobre o projeto Pedagogia Hospitalar, desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com o Hospital Santo Antônio. O trabalho visa ofertar às crianças e adolescentes um atendimento pedagógico durante o período de internação. Desde o final do ano passado, o trabalho ganhou um reforço e hoje conta também com um suporte digital, onde os estudantes podem realizar atividades didáticas on-line acessando uma plataforma desenvolvida pela Secretaria de Educação.
via PMB