A segunda-feira (30/10/23) iniciou com sol em meio variação de nuvens, condição que auxilia na rápida elevação da temperatura que pode chegar a 30°C. A presença de perturbações na atmosfera entre a tarde e noite, favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas sobre a região do Vale do Itajaí.
Não se descarta o risco para temporais isolados acompanhados de descargas elétricas e chuva intensa em curto espaço de tempo. Isso aumenta a possibilidade de deslizamentos e alagamentos pontuais.
O nível do Rio Itajaí-Açu continua baixando, e na medição das 7h, estava com 6,90 metros, 12 centímetros a menos do que na hora anterior. O pico foi às 18h de domingo (29) quando chegou a 8,38 metros.
Na atualização do AlertaBlu das 7h30, a estação do Parque Ramiro Ruediger marcava 24,5°C, com sensação térmica de 25,1°C. Já a temperatura mínima oficial do município foi registrada às 6h, quando fez 21,7°C. A umidade relativa do ar estava em 79,2% e a previsão indica vento fraco de direção variável.
Terça-feira (31 de outubro)
O tempo fica mais instável devido ao desenvolvimento e atuação de um sistema de baixa pressão sobre o leste de Santa Catarina. A condição favorece chuva persistente de intensidade moderada entre a madrugada e a manhã, sendo que em alguns momentos essa chuva ocorre na forma de pancadas isoladas acompanhadas de trovoadas. Não se descarta o risco para chuva intensa em curto espaço de tempo.
A partir da tarde, o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano e a nebulosidade vai reduzindo gradativamente favorecendo algumas aberturas de sol. A temperatura mínima não deve ficar abaixo de 20°C e a máxima acima de 27°C. Vento fraco do quadrante leste.
Quarta-feira (1º de novembro)
A circulação marítima atua mantendo a presença do céu encoberto com condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. A previsão indica mínima próxima de 18°C e a máxima que não deve passar de 23°C, marcando o retorno das temperaturas mais amenas. Vento fraco do quadrante leste.
Quinta e a sexta-feira (2 e 3)
O desenvolvimento de um novo sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do avanço de uma frente fria, favorecem a condição para ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas. Não se descarta o risco para chuva intensa em curto espaço de tempo.
Fonte: AlertaBlu