Quem passa pela Rua Itajaí, bairro Vorstadt, talvez nunca reparou na discreta escadaria que tem ao lado do Ambulatório Geral Heinz Schrader, que leva ao morro do Aipim, com acesso à Rua Pedro Krauss Sênior e fundos da empresa Sulfabril. Na manhã desta segunda-feira (7), nosso amigo Alcione Alvim da Silva resolveu fazer um passeio que poucos aguentariam.
Começou sua caminhada matinal partindo da Rua São José no Centro, seguindo em direção à Rua Itajaí, e resolveu encarar o desafio de subir a antiga escadaria. Apesar de úmida, escorregadia com o limo, Alcione não se intimidou e seguiu em frente.
Quando chegou lá encima, aproveitou para ver como estava o andamento das obras do antigo restaurante Frohsinn, que em sua opinião, está sendo bem feita pelos profissionais. A reconstrução do imóvel deveria estar pronta em dezembro, mas o tempo chuvoso e atraso na entrega da madeira, atrasou e agora só deve ser concluída em março de 2016.
Alcione seguiu uma trilha aberta no meio da vegetação, que após vários dias de chuva, estava escorregadia, necessitando o dobro de atenção. A primeira coisa que se ouve ao chegar na área habitada, são os cachorros avisando que tem gente estranha na área. Alcione subiu e desceu escadas, algumas com degraus feitos de pneus. Seguiu pelas ruas Cesar Paulo Ask, Silvano Rogério Gonçalves, Santa Helena, Pedro Krauss Sênior, Avaré, João Dário de Souza, Itapema e voltou para a Rua Itajaí.
Entre as ruas Avaré e João Dário de Souza, é possível observar as rochas que foram escavadas para colocar o trilho da rede ferroviária, que passava atrás da Sulfabril. O viaduto que saía da Ponte dos Arcos ainda está lá, cheio de mato, esperando para ser restaurado. No total, foi percorrida a distância de 8,3 km em 1h53min. Cansaço? Sim, com certeza, mas feliz por ter feito o trajeto.
Fotos: Alcione Alvim da Silva







Se você também quiser mandar fotos que mostram um trajeto que tenha feito em Blumenau, é só enviar com texto e referências geográficas para contato@oblumenauense.com.br.