Seguem as buscas por Alaerte, de 50 anos, e Helena, de apenas 1 ano, em Rodeio (SC)

Ambos estão desaparecidos desde que as fortes chuvas causaram alagamentos e deslizamentos no município.

Foto: Eduardo Valente [SECOM/SC]

Uma equipe envolvendo os Bombeiros Militares e Voluntários segue as buscas por dois desaparecidos com as fortes chuvas que castigaram Rodeio (SC) na noite da última terça-feira (17/01/23). Uma dessas pessoas é Helena de Oliveira, de apenas 1 ano, desaparecida depois que um deslizamento de terra levou a casa da família na localidade do morro do Pico, no bairro Pico.

Os corpos do pai Geovani Tabaldi de Oliveira, de 30 anos, e da irmã, Melissa de Oliveira, de 4 anos, já foram encontrados. A mãe escapou porque estava trabalhando na hora que aconteceu a tragédia. A terceira vítima fatal foi Reinaldo Lamin, de 41 anos, encontrado no bairro Rio Nova Brasília, em um local que fica próximo da BR-470.

Além de Helena, as equipes também buscam por Alaerte Borba de Paula, de 50 anos, que teria sido arrastado pela força da água no bairro Diamante. Os bombeiros contam com dois binômios e seus cães de buscas, com grande experiência em desastres como os de Presidente Getúlio (SC), Brumadinho (MG), Petrópolis (RJ), entre outros.

Foto: Eduardo Valente [SECOM/SC]
Até às 18h de quinta-feira (19/01/23), trabalharam oito Bombeiros Militares da Força Tarefa 03 de Blumenau, liderados pelo Capitão BM Fillipi Thiago Pamplona, além sete Bombeiros Voluntários, sendo 4 do quartel de Ascurra e outros três de Pomerode. Não é um trabalho fácil, até porque o tempo ainda não ficou estável para secar um pouco mais o solo.

Foto: Eduardo Valente [SECOM/SC]
Na manhã desta sexta (20), as equipes recebem o apoio de um maquinário de pequeno porte do 13° Batalhão de Bombeiros Militar de Tijucas. O equipamento será usado para remover materiais. Os Bombeiros Voluntários também devem reforçar o efetivo.

Foto: Eduardo Valente [SECOM/SC]
Na quinta (19) não havia mais nenhuma rua alagada e um abrigo foi ativado. Os moradores atingidos e os servidores municipais têm o difícil trabalho de limpeza dos imóveis e toda estrutura urbana atingida.

Ontem foi liberado o acesso entre os bairros Diamantina e Gávea. Mas o trânsito na região flui com dificuldade na SC-110, entre Timbó e Rodeio, e ainda há vias públicas que precisam ser limpas.

A interrupção total no Km 75 da BR-470, em Indaial (SC), também requer rotas alternativas. Parte do asfalto desabou depois que uma tubulação rompeu com a força da água.

Foto: PRF/SC

Segundo um levantamento prévio da prefeitura de Rodeio, 80% da área urbana foi atingida, e uma equipe da Defesa Civil faz vistorias nos locais que apresentam riscos. O setor de Assistência Social está realizando o Cadastro de todas as famílias atingidas no CRAS (ao lado da APAE).

Blumenau e outras cidades do estado fazem campanhas para arrecadar donativos que ajudem as famílias que enfrentam dificuldades. Os itens que os moradores mais necessitam neste momento são colchões, móveis, eletrodomésticos e produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e roupas de cama.