Secretário de Turismo e Presidente da Vila Germânica fala sobre os eventos do parque

Lancamento-Festival-cerveja-2014_02
Foto: Luciano Bernz

Ricardo Stodieck, Secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, conversou com a equipe do O Blumenauense na tarde desta sexta-feira (18) sobre os vários eventos que aconteceram na cidade, além de uma novidade para este ano na Oktoberfest.

Um dos assuntos foi o lançamento do Festival da Cerveja 2015, que aconteceu na noite anterior, mas também sobre a Festitália, o SC Gourmet que foi até este sábado (19), as mudanças para o novo Setor 4  e o sonho de construir um Centro de Convenções.

O Blumenauense: Quais as outras estratégias de divulgação junto com o lançamento do Festival da Cerveja 2015 neste mês de julho?

Ricardo Stodieck: Aproveitamos esse momento do SC Gourmet, um importante evento gastronômico, para fazer o lançamento do 6º Festival Brasileiro da Cerveja, que acontecerá de 11 à 14 de Março de 2015. E também da terceira edição do Concurso Brasileiro de Cerveja. Nada mais justo do que ser lançado aqui em Blumenau, a cidade sede. Depois começa uma segunda etapa da campanha em São Paulo no Degusta Beer, seguida da divulgação internacional.

Participaremos em agosto do Great British Beer Festival, um importante evento cervejeiro em Londres. Em setembro estaremos no Great American Beer Festival, em Denver nos Estados Unidos, onde acontece o maior encontro cervejeiro das Américas. Porque que vamos divulgar o festival no exterior? Para posicionar o evento dentre os cinco festivais mais importantes do mundo. A expectativa é atrair o maior número possível de visitantes cervejeiros estrangeiros para as próximas edições, de forma ousada. Quem sabe até como expositores ou pelo menos ter os seus produtos expostos através de importadores.

Nós aprimoramos o evento com uma melhor disposição dos estandes, para facilitar a vida de quem visitar o evento. Aumentamos o número para 25 estandes, entre pontos de micro cervejarias e alimentação.

O Blumenauense: Festitália. Já é possível fazer uma avaliação da edição 2014?

Ricardo Stodieck: A Festitália está maravilhosa, o Lira Circolo Italiano sempre organizou muito bem esse evento. Nesta edição o Lira aprimorou de forma o evento de forma significativa, com a mudança de horário de funcionamento. No primeiro final de semana, tivemos um incremento de 60% no público. Além disso, variaram a gastronomia, com algumas alterações. Toda a equipe do Lira está de parabéns .

O Blumenauense: Como está sendo o SC Gourmet 2014?

Ricardo Stodieck: SC Goumert, um evento de gastronomia mais técnico, muito bem organizado, e que vem para marcar já no calendário da cidade.

O Blumenauense: Setor 4. Como está o andamento dos projetos e negociações para sua construção?

Ricardo Stodieck: Nós temos mantido contato com as cervejarias de grande porte do Brasil, para no dia 12 de setembro publicar o edital da Oktoberfest de 2015 à 2020. Ai entra esta questão deles avaliarem a viabilidade financeira para construiro Setor 4. O processo deve estar concluído nos primeiros dias de novembro deste ano. Segundo o nosso cronograma, em março de 2015 deve ser iniciada a obra e entregá-la no dia 02 de setembro, como presente de aniversário para a cidade. Na Oktoberfest de 2015 já teremos o quarto pavilhão.

O Blumenauense: Não poderíamos deixar de falar da Oktoberfest que é a principal festa da cidade. Qual a expectativa para este ano?

Ricardo Stodieck: As melhores possíveis. Devemos ter um público acima de quinhentas mil pessoas. A novidade deste ano é que iremos abrir todos os dias para o almoço, algo inédito na festa. Queremos atender o público que está na cidade e também os blumenauenses que quiserem almoçar nos pavilhões, com as atrações culturais e musicais como a noite.

O Blumenauense: Além disso, algum outro projeto a ser realizado?

Ricardo Stodieck: Centro de Convenções. É uma obsessão e necessidade absoluta dotar todo esse equipamento aqui de um auditório. Um bom auditório, com salas de apoio, para podermos chamar o complexo também de um grande Centro de Convenções. Grande do tamanho de Blumenau. Nós precisamos ter capacidade para 1.500 ou no máximo 2.000 pessoas. Com essa capacidade, teríamos condições de captar mais de 95% dos grandes eventos do Brasil.