Secretário de Infraestrutura de SC visita obras de prolongamento da Via Expressa

prolongamento_via-expressa_1-12-16_02

 

Na manhã desta quinta-feira (1/12/16), o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, esteve na obra de prolongamento da Via Expressa, a SC-108, em Blumenau, para uma visita técnica e analisar o andamento dos trabalhos.

“Fazia em torno de 60 dias que eu não visitava a obra devido à quantidade de outras obras que estão sendo feitas em todo o estado. Estou contente com o que vi em Blumenau, a obra está transcorrendo bem e sem dúvida alguma será uma via importante de escoamento do trânsito no município. Outro ponto importante em relação à SC-108 é o investimento que chegará perto de R$ 200 milhões, entre desapropriações, projetos e realização da obra”, relatou João Carlos Ecker sobre a sua visita.

 

prolongamento_via-expressa_secretario_1-12-16

 

O secretário também destacou todo o processo de alinhamento e terraplanagem do primeiro trecho, ajustes que deram entre oito e 12 metros de diferença da base do terreno. O engenheiro civil Pablo Ruan Bork e o gerente de Planejamento José Lázaro da Silva Júnior, da ADR Blumenau, acompanharam o secretário João Ecker, juntamente ao engenheiro da Cetenco Fábio Spolidoro. A obra também começou a receber a primeira camada para a base.

 

prolongamento_via-expressa_1-12-16_01

 

Em seu total, a nova SC-108 terá 15,6 quilômetros de extensão, ligando a BR-470, no viaduto da Via Expressa, até a Serra da Vila Itoupava, próximo à Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Os trabalhos incluem obras de terraplanagem, sistema de drenagem, pavimentação, implantação de elevados e rotatórias e serão divididos em várias etapas.

A primeira fase dos trabalhos, em execução, terá 1,8 km e se inicia na BR-470, próximo à Via Expressa, no Bairro Fortaleza Alta, seguindo até a Rua Guilherme Scharf, na altura da Rua Clara Sasse, no Bairro Fidélis. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 35 milhões, e a expectativa é entregar o trecho até junho de 2017.

Por Ricardo Lunge, Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau