Cobertura: João Paulo Taumaturgo
Por volta das 15h30min desta sexta-feira (11), começou na Câmara de Vereadores de Blumenau; a solenidade de assinatura do edital de compra do helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros Militares e SAMU de Santa Catarina.
O processo de licitação deve acontecer no dia 11 de janeiro e a compra levará de 60 a 90 dias. Mas não haverá interrupções do serviço de atendimento de salvamento, resgate e transplante de órgãos na região do Vale do Itajaí. A aeronave atual é alugada e a nova vai custar cerca de R$ 12 milhões, pagos com recursos do programa Pacto por Santa Catarina, do Governo do Estado.
Kleinubing disse aos presentes na solenidade, que Blumenau deve receber nos próximos meses três ambulâncias através de uma licitação que está sendo feita. Ele destacou os vários investimentos na cidade e região.
O evento contou com a presença do ex-prefeito de Blumenau e atual secretário de Saúde de SC, João Paulo Kleinubing; o secretário de Desenvolvimento Regional, Cássio Quadros; além dos vereadores e do prefeito Napoleão Bernardes. Também participaram, representantes do Corpo de Bombeiros, prefeitos e vereadores de outras cidades da região que também serão beneficiadas com o trabalho da aeronave.
O Coronel Onir Mocellin, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, fez questão de acompanhar a assinatura. “Hoje é um dia de agradecimento. O Vale do Itajaí e o Litoral Norte estavam desguarnecidos de uma aeronave e para nossa surpresa em menos de dois meses o helicóptero está atendendo mais ocorrências aqui do que em Florianópolis”, comentou. E o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), complementou: “a região congrega um conjunto de fatores que justifica, em todas as estatísticas, a prestação do serviço aeromédico”.