Secretaria de Saúde oferecerá tratamento para pessoas com transtornos neuropsicológicos

Na primeira fase, a equipe do SERMAES fará uma avaliação dos casos que requerem tratamento, categorizando-os em diferentes níveis de necessidade.

Foto: João Vitor Korc

O Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde (SERMAES) de Blumenau vai incluir o tratamento de transtornos neuropsicológicos em seu escopo de atendimento.  Até então, o órgão vinculado a Secretaria de Promoção da Saúde realizava apenas o diagnóstico.

Nesta primeira fase, a equipe do SERMAES fará uma avaliação dos casos que requerem tratamento, categorizando-os em diferentes níveis de necessidade. O principal objetivo é identificar as dificuldades enfrentadas por cerca de 1.000 crianças inscritas no serviço e encaminhá-las adequadamente.

A partir desta avaliação, elas podem ser direcionadas para profissionais da rede de saúde, clínicas contratadas, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) ou o Centro Especializado em Reabilitação (CER II, da Furb). Larissa Barreto, coordenadora do SERMAES, enfatiza a importância dessa reavaliação: “Precisamos reexaminar essas crianças para identificar seu perfil epidemiológico e, consequentemente, determinar a melhor abordagem para atender às suas necessidades.

Maria Regina de Souza Soar, vice-prefeita de Blumenau, destaca que o SERMAES assumirá as demandas de grau leve dessa lista de espera. “É fundamental que ofereçamos o tratamento adequado às nossas crianças. Para isso, ampliamos o horário de trabalho dos profissionais, que agora atenderão das 7h às 21h, e contratamos novos médicos, psicólogos e fonoaudiólogos”, acrescenta.

Marcelo Lanzarin, secretário de Promoção da Saúde, revela que metade das crianças cadastradas em 2021 e 2022 já passou pela reavaliação. “Lançamos um edital para credenciar prestadores de serviços em fonoaudiologia e psicologia, além de contar com o reforço de profissionais locais. Essa redistribuição dos atendimentos, juntamente com o acompanhamento especializado, nos dará a capacidade técnica necessária para atender todas as demandas”, afirma.

Paralelamente a essas melhorias e como parte da reestruturação do SERMAES, a equipe do serviço estabelecerá um Grupo de Pais com o objetivo de identificar desafios no cuidado das crianças, com base nos relatos dos pais ou cuidadores. “Isso será um canal importante para o diálogo e o suporte, e planejamos expandi-lo no futuro”, completa a coordenadora do serviço.

Sobre o SERMAES:

O Serviço Multiprofissional de Atenção em Educação e Saúde (SERMAES) surgiu da necessidade de oferecer diagnóstico aos alunos da rede de ensino de Blumenau, promovendo a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes do município. O SERMAES também visa reduzir a evasão escolar, combater o preconceito e facilitar o acesso a serviços especializados. No primeiro semestre de 2023, a equipe do SERMAES já realizou impressionantes 3.806 atendimentos.

Para acessar o SERMAES, a criança deve ser encaminhada pela unidade de saúde e estar matriculada na rede de ensino municipal. O serviço está localizado no 4º andar da Policlínica Lindolf Bell, na Rua Dois de Setembro, 1.234, no bairro Itoupava Norte.

Com informações de Elaine Malheiros, da SECOM/BNU