A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) recebeu dois relatos sobre uma pessoa que liga para quem está cadastrado nas filas de espera das unidades de saúde do município. Segundo as duas denúncias que chegaram através da ouvidoria, o golpista se identifica como funcionário da secretaria, pedindo um pagamento de R$ 39,00 via pix para efetivar o agendamento do paciente no Sistema de Regulação (Sisreg).
Em ambos os casos, o golpista sabe o tipo correto de procedimento ou consulta pelo qual está aguardando. Diante dos casos, a Semus destaca que os serviços públicos de saúde do município são gratuitos, e nenhum tipo de cobrança é feito aos pacientes. Além disso, uma investigação será instaurada na tentativa de identificar a origem das ligações.
“A Secretaria de Promoção da Saúde faz contato com seus pacientes via telefone, mas em nenhuma hipótese são feitas cobranças de qualquer natureza. Até porque o nosso serviço é gratuito. No caso de receber alguma ligação do tipo, pedimos que o cidadão não faça nenhum tipo de transferência de dinheiro. E, se possível, tente coletar o máximo de informações possíveis como os dados bancários repassados no telefonema para a transferência. Afinal, são com essas informações, que podem ser registradas tanto via ouvidoria quanto via Boletim de Ocorrência, que conseguiremos identificar os suspeitos do golpe” enfatiza o secretário da Semus, Marcelo Lanzarin.
Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian