O Junior Freitas nos contatou pela fanpage e chamou atenção de um detalhe interessante. No site da Sommerfest, consta como uma das regras do evento que:
“O edital determina que poderão concorrer neste processo apenas os fabricantes de cervejas artesanais que tenham sua sede e produção nos municípios que pertencem a AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí. A intenção desta restrição é de valorizar as cervejarias locais.”
O fato é que a Stella Artois e a Brahma são as grandes cervejarias do evento, apesar das locais Bierland, Schornstein e Wunderbier estarem presentes. Lembrando que a Dasbier participou da licitação, mas não obteve sucesso, enquanto a Eisenbahn, que faz parte do grupo japonês BrasilKirin, também não está com espaço na festa.
Contatei o secretário de turismo Ricardo Stodieck para comentar sobre o assunto. Ele nos retornou com o seguinte comentário:
“Na licitação que fizemos para serem a cervejaria oficial tanto da Oktoberfest quanto da Sommerfest, somente a AMBEV apresentou proposta. A BrasilKirin não apresentou proposta. Tanto que a cervejaria oficial pagou integralmente a lona do Biergarten para a Oktoberfest, Natal e Sommerfest. Por isso tem exclusividade de venda neste local. Depois foi feita separadamente, uma licitação para as cervejas artesanais na Sommerfest. Somente para as locais, não para multinacionais.”
Então, o fato da AMBEV estar presente com duas de suas marcas, significa que venceu uma licitação que atende à três eventos, conforme explicou. Isso explica a presença da Brahma e Stella Artois.