Scanner revela 55,9 kg de maconha e espingarda escondidas em veículo na BR-282, em Chapecó (SC)

A droga estava em compartimentos secretos de uma caminhonete com placas do Rio Grande do Sul. Uma espingarda também foi apreendida na manhã desta quarta-feira (2/04).

Foto: PRF/SC

Uma caminhonete com placa do Rio Grande do Sul escondia um carregamento de 55,9 quilos de maconha e uma espingarda calibre 12 em compartimentos secretos. A apreensão aconteceu na manhã desta quarta-feira (2/04/25), em Chapecó, no Oeste catarinense, após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-282.

O veículo chamou a atenção dos agentes por apresentar irregularidades, como uma lanterna traseira queimada e modificações na suspensão. Ao se aproximarem, os policiais perceberam um forte odor de maconha e decidiram usar o scanner veicular para vistoriar a caminhonete. O equipamento funciona como um raio X e permite visualizar alterações internas na estrutura dos veículos.

Foto: PRF/SC

Com o apoio da tecnologia, os agentes identificaram fundos falsos nas laterais da carroceria. Ao desmontarem os painéis, localizaram diversos tabletes de maconha. A espingarda, sem número de série, estava escondida na porta do passageiro.

O motorista, de 46 anos, e a carona, de 27, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ambos foram encaminhados à Polícia Civil da região.

O scanner utilizado faz parte do conjunto de tecnologias em uso regular pela PRF de Santa Catarina desde 2023. Atualmente, todos os sete postos do estado contam com o equipamento, que começou a ser testado pela PRF nacional ainda em 2013 e hoje é utilizado em várias unidades da federação.

Foto: PRF/SC
Foto: PRF/SC
Foto: PRF/SC
Foto: PRF/SC
Foto: PRF/SC

 

 


Confira como está o Parque Vila Germânica na programação de Páscoa 2025