SC entre os principais candidatos para sediar uma das maiores fabricantes de pneus do mundo

Investimento de R$ 2 bilhões pode gerar cerca de 2 mil empregos diretos no estado.

Foto: divulgação

Santa Catarina é um dos quatro estados brasileiros na disputa para sediar a fábrica da Sailun Tires, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo. Na manhã desta quarta-feira (14/08/24), o governador Jorginho Mello, acompanhado pelo presidente da SCPar, Renato Lacerda, e por secretários de Estado, recebeu representantes da multinacional para apresentar a proposta de Santa Catarina, que será enviada à matriz da empresa na China.

Durante o encontro, foram discutidos os detalhes do projeto, que prevê um investimento inicial de cerca de R$ 2 bilhões e a criação de aproximadamente 2 mil empregos diretos. O governador destacou as vantagens de Santa Catarina como destino para grandes investimentos, mencionando a qualidade da mão de obra local, a segurança jurídica e a eficiência dos portos do estado.

“Santa Catarina pode oferecer as melhores condições para a instalação da Sailun Tires. Apesar de ser um estado pequeno em extensão, somos gigantes em produtividade e representatividade no cenário nacional e internacional,” afirmou Jorginho Mello.

O secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulinho Bornhausen, ressaltou que a presença da BMW no estado é um atrativo adicional, reforçando a capacidade de Santa Catarina em atrair investimentos da cadeia automotiva. “Além das condições econômicas e de segurança, o estado oferece um futuro promissor para novos empreendimentos,” acrescentou.

A Sailun Tires, criada em 2002, é conhecida pela fabricação e distribuição de pneus para automóveis de passeio, caminhões leves, médios e fora de estrada, com forte presença nos mercados da América do Norte, Europa, Ásia, África e América do Sul. No Brasil, a empresa planeja uma a parceria Joint-Venture com as empresas Cantu (Itajaí) e Magno (Recife) para a produção e exportação de pneus para toda a América do Sul.

A decisão final sobre a localização da nova fábrica será tomada após a avaliação das propostas de outros estados, incluindo Paraíba, Paraná e Pernambuco. Santa Catarina, no entanto, confia em seus indicadores de desenvolvimento, segurança e qualidade de vida para atrair esse investimento bilionário e fortalecer ainda mais sua industrialização.