Sazonalidade nas vendas pode se tornar opção de receita para o ano todo, afirma especialista

Foto: Daniel Zimmermann

 

Por Sabrina Hoffmann

Vender sorvete no inverno e fondue no verão. Para muita gente pode parecer estranho que alguns produtos sazonais acabem se tornando uma opção fixa no calendário de vendas. Mas segundo o consultor Roberto Vilela da Mega Empresarial, é possível quebrar este paradigma e deixar o negócio mais rentável o ano inteiro.

Para quem quer transformar a sazonalidade em renda fixa, ele dá algumas dicas:

– Planeje com antecedência: para poder aproveitar a sazonalidade de vendas o ano todo, planejar é o primeiro passo. “Com antecedência e estudo, é possível criar ações eficazes. Por exemplo: roupas de inverno com preços promocionais e um contato intimista com os clientes se torna uma ação importante para gerar receita e reduzir o estoque até a próxima estação”, explica Roberto. Para ele, é importante que o empreendedor faça planejamentos periódicos, para poder também rever os planos e criar novas ações, caso o resultado não esteja dentro do esperado.

– Organização de estoque: um dos principais desafios para quem sofre com a sazonalidade é a manutenção do estoque. “Quando está muito alto, pode virar prejuízo, principalmente se a mercadoria tiver prazo de validade curto. Aqui, a organização é a chave. Mesmo que um produto venda menos em determinada época do ano, é importante contar com ele no mix. Se sobrou mais do que o esperado, o próximo tópico pode auxiliar na resolução do problema”, explica o consultor.

– Promoção bem definida e divulgada: para Roberto, essa é uma das ações mais importantes e certeiras para transformar as vendas sazonais em opções para todo o ano: “Com criatividade e preço atraente, dá para melhorar os resultados anuais. Por exemplo: no setor alimentício, um prato comum do verão pode ganhar uma repaginada para vender também no inverno e vice e versa. Outra questão importante é mostrar para o consumidor que comprar fora de época, com promoções especiais, é interessante para o bolso, incentivando o consumo destes itens”.

– Avaliação de anos anteriores: por fim, o consultor ressalta que antes de fazer um planejamento, é fundamental analisar números e resultados de anos anteriores. Muitas vezes uma ação que não deu certo é repetida porque o empresário não teve esse cuidado. “Comprou demais determinado produto? A promoção não deu certo? É hora de reavaliar, consultar profissionais e preparar a equipe para novas ações. Olhar para trás e ver o que deu certo ou pode ser melhorar é essencial para que um produto passe a fazer sucesso no mix o ano todo”, conclui.